Notícia
Dia vende menos 6% em Portugal no primeiro semestre
Cadeia Minipreço, do grupo espanhola Dia, reconhece melhoria no segundo trimestre em território nacional. Armazém em Torres Novas captou investimento de 22 milhões de euros.
O grupo espanhol Dia, que em Portugal é mais conhecido pela rede de supermercados Minipreço, registou vendas líquidas de 357,7 milhões de euros no primeiro semestre do ano em território português, o que compara com 380,4 milhões de euros um ano antes, e representa assim uma quebra homóloga de 6%.
Os dados de Portugal, que constam da apresentação de resultados que a cotada espanhola divulgou esta segunda-feira, dia 28 de Julho, em Madrid, dão conta de um decréscimo de Portugal no total das vendas do grupo Dia: era de 9,8% no final do primeiro semestre de 2013, passou para 9,4% um ano depois, em termos líquidos.
Em termos brutos (incluindo impostos) e agregando lojas próprias e franchising, a Dia Portugal vendeu 431,2 milhões de euros em Portugal entre Janeiro e Junho deste ano, uma queda de 5,5% face a igual período de 2013.
No comentário aos números apresentados esta segunda-feira, a administração da Distribuidora Internacional de Alimentación (Dia) adianta que "em Portugal", o grupo "melhorou substancialmente a taxa de vendas comparáveis durante o segundo trimestre de 2014, apesar das complicadas condições de mercado existentes".
Recorde-se que, a 8 de Maio passado, o grupo Dia deu conta de uma quebra de 7,6% das vendas líquidas no primeiro trimestre de ano em Portugal, para 171,4 milhões de euros.
Compra de armazém ascende a 12 milhões
O grupo dono da rede de supermercados "discount" Minipreço investiu, no semestre em análise, 22 milhões de euros numa nova área logística em Portugal, fica-se igualmente a saber nas contas apresentadas esta segunda-feira. O imóvel – um armazém em Torres Novas – "estava previamente arrendado", acrescenta a administração.
Assim, os 21,76 milhões de euros desembolsados, adianta o mesmo comunicado, pesaram na dívida do grupo, que totalizou, no final de Junho, 932,9 milhões de euros (mais 30,7%).
O grupo Dia, negócio de "discount" que nasceu no grupo Carrefour e foi autonomizado há cerca de três anos, e disperso na praça de Madrid, registou vendas líquidas totais de 3,78 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, menos 2,6% do que em igual período de 2013.