Notícia
Ulrich “tranquilo” com ciberataque, garante que utilizadores também podem estar
O chairman do BPI deixou uma mensagem de tranquilidade aos utilizadores dos serviços digitais, garantindo que a protecção dos dados é uma grande preocupação de todas as instituições.
Fernando Ulrich, chairman do BPI, garantiu esta segunda-feira, 15 de Maio, que a instituição financeira não foi alvo do ciberataque que afectou mais de 200 mil sistemas informáticos em todo o mundo. Ainda que a segurança seja "uma luta permanente" para o banco, o responsável sente-se "tranquilo" e garante que os utilizadores também podem estar.
"Em todo este ataque, até agora, não houve nenhum prejuízo para ninguém e portanto penso que as pessoas podem confiar que as empresas, os bancos, as empresas de telecomunicações e os serviços públicos, todos fazemos um enorme esforço pela segurança e temos conseguido", assegurou o antigo presidente executivo do BPI, à margem da apresentação do MUDA - Movimento pela Utilização Digital Activa, na sede da EDP, em Lisboa. "Mas é uma luta permanente. E o BPI não foi atacado", acrescentou.
O responsável não quis revelar se a instituição financeira reforçou as suas medidas de segurança, na sequência do ataque iniciado na passada sexta-feira, porque isso seria "ajudar quem ataca". No entanto, Ulrich deixou uma mensagem de tranquilidade aos utilizadores dos serviços digitais.
"A mensagem que deixo é que é uma grande preocupação de todas as instituições, bancos ou não, que utilizam serviços digitais, a protecção da segurança dos dados dos seus clientes e utilizadores", resumiu. "A mensagem para quem utiliza é que não houve nenhum dano. Sinto-me tranquilo e os utilizadores também podem estar".