Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mexia garante que na EDP “não houve qualquer problema” com o ciberataque

O CEO da eléctrica explica que a empresa tem montada "uma arena" onde treina especialistas para este tipo de ataques informáticos, que se tem revelado "um sucesso".

A EDP é a cotada que distribui um maior montante em dividendos na bolsa portuguesa. Mas também recebe remunerações das posições de 77,5% na EDP Renováveis e de 5% na REN, que implicam dividendos acima de 38 milhões de euros.
Miguel Baltazar/Negócios
15 de Maio de 2017 às 19:40
  • ...

Depois de a EDP ter chegado a ser apontada com um dos alvos do ciberataque que se iniciou na passada sexta-feira, António Mexia garante que a empresa não foi afectada e que não houve qualquer problema.

"No nosso caso, não houve nenhum problema. Por precaução, desligámos a internet, nomeadamente para utilização interna. Mas não tivemos nenhum incidente", assegurou o responsável, à margem da apresentação do MUDA, um movimento que tem como objectivo aumentar a utilização da internet no país.

O CEO da eléctrica explicou que a EDP tem montada, há mais de um ano, "uma arena" onde treina especialistas para este tipo de ataques, uma medida que se tem revelado "um sucesso".

"Replicámos o nosso sistema - uma cópia - e treinamos as pessoas para saberem o que fazer em caso de ataque. [Esta arena] já estava montada há mais de um ano, e tem sido um sucesso absoluto", afirmou. "É um exemplo a nível nacional, mas não só. Do sector eléctrico é provavelmente a companhia mais avançada na Europa do ponto de vista de ciberataques".

"Actuámos antes. Vamos ter sempre surpresas na vida, e a melhor maneira de ter boas surpresas, e não más, é estarmos preparados", acrescentou.

António Mexia destacou ainda que este tipo de ataques informáticos "não deve constituir um obstáculo" à crescente utilização da internet pelas pessoas. 

Ver comentários
Saber mais António Mexia EDP ciberataque
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio