Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP falha testes de stress mas será um dos 15 bancos que não precisa de mais medidas

O BCP deverá integrar a lista dos bancos que não passa nos testes de stress do BCE, baseados em dados de 2013. Mas com as medidas que já adoptou em 2014 e com a evolução do negócio, o banco liderando por Nuno Amado faz parte do grupo de instituições que não necessita de adoptar mais medidas.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 137
  • ...

Dos 130 bancos europeus que foram submetidos aos testes de stress, a divulgar este domingo 26 de Outubro pelo BCE, 25 estão em risco de falhar no exame que tem por base as contas de 2013. Mas, destes 25, há 15 que não terão de tomar medidas adicionais uma vez que durante 2014 já adoptaram as iniciativas necessárias para reforçar os rácios de capital,  de acordo com um documento preliminar a que teve acesso a agência noticiosa Bloomberg.

 

O BCP é uma das instituições financeiras que integra esse grupo de 15 que não necessitará de reforçar os rácios. De acordo com o que apurou o Negócios, o banco liderado por Nuno Amado deverá falhar o exame do BCE no cenário mais adverso, uma vez que este tem como referência as contas de 2013.

 

As medidas entretanto já adoptadas pelo banco liderado por Nuno Amado, designadamente a venda de activos e o desempenho na frente dos resultados, colocam o BCP no grupo das 15 instituições que, se fossem hoje testadas, já não teriam de adoptar mais iniciativas para reforçar os rácios de capital, passando no teste.

 

Os resultados dos testes de stress do BCE vão ser divulgados no domingo às 11 da manhã. Nesse mesmo dia o BCP vai divulgar os resultados dos primeiros nove meses, perspectivando-se que demonstre já nessa altura que o banco, na situação actual, já cumpre os requisitos para passar no teste do BCE.

 

O BCP, que tinha agendada a apresentação dos resultados para dia 17 de Novembro, decidiu antecipar a apresentação dos resultados dos primeiros nove meses, de acordo com a informação prestada esta sexta-feira pela instituição. Vai emitir o comunicado no domingo às 11h30, mas a conferência de imprensa só ocorrerá às 16h30, de segunda-feira.

 

A justificação apresentada está relacionada precisamente com a divulgação dos testes de stress por parte do BCE que têm por base a situação do banco no final de 2013. O BCP já realizou, desde então, um aumento de capital reforçando os seus rácios, pelo que o banco liderado por Nuno Amado quererá revelar a situação mais recente do banco. 

 

Nos últimos dias muita tinta tem corrido na imprensa sobre o eventual chumbo por parte do BCP. A agência espanhola Efe revelou na quarta-feira, 22 de Outubro, que 11 bancos chumbaram nos testes, e entre os quais estaria o BCP.

 

Já esta sexta-feira, 24 de Outubro, a Bloomberg teve acesso a um documento preliminar, revelando que 25 instituições chumbaram nestes testes, não avança contudo qualquer nome. Destes, 15 já terão conseguido reforçar os fundos próprios em 2014, pelo que não têm de apresentar qualquer plano. O BCP estará entre estes 15 bancos que já não precisam de realizar medidas de reforço de capital. 

 

(Notícia actualizada às 18h06 com mais informação) 

Ver comentários
Saber mais BCP BCE Nuno Amado banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio