Notícia
BCP contacta investidores para afastar aumento de capital
O BCP montou uma estratégia de comunicação destinada a desdramatizar o resultado dos testes de stress junto dos investidores. "Não é necessário novo aumento de capital", é a mensagem que o banco quer passar. Os contactos vão começar já este domingo e continuam esta segunda-feira com a conferência telefónica para analistas e investidores.
"Não é necessário um novo aumento de capital". É esta a mensagem que uma equipa do BCP vai começar a passar a vários investidores já este domingo. A preocupação do banco liderado por Nuno Amado é explicar ao mercado que apesar de a instituição ter chumbado no cenário adverso dos testes de stress do BCE, que serão apresentados este domingo, não terá de tomar quaisquer medidas adicionais para reforçar a sua solidez.
Foi por esta mesma razão que a administração do BCP decidiu antecipar para este domingo, 26 de Outubro, a divulgação dos resultados referentes aos primeiros nove meses deste ano. É que as contas de 30 de Setembro já reflectem todas as medidas que o banco adoptou deste Janeiro e que permitem fazer face às necessidades de capital identificadas pelo BCE para que a instituição possa ficar bem no cenário mais severo dos testes de stress.
A antecipação da divulgação dos resultados do terceiro trimestre do ano permite realizar já esta segunda-feira a tradicional conferência telefónica com investidores institucionais e analistas que, desta vez, servirá para a equipa de Nuno Amado reafirmar que o BCP não precisa de um novo aumento de capital.
Recorde-se que, desde Janeiro, o banco tomou diversas medidas que permitem melhorar o seu nível de solidez, como foi o caso da venda de 49% dos seguros não vida, o aumento de capital de 2.250 milhões de euros - que permitiu elevar o reembolso do apoio estatal a um valor idêntico - e a venda da exposição ao défice tarifário da EDP.