Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD chama António Costa ao Banif em resposta a inquirição a Passos Coelho

O deputado Carlos Abreu Amorim vai solicitar a audição do actual primeiro-ministro na comissão de inquérito ao Banif. É a resposta à convocação feita pelo PCP a Pedro Passos Coelho.

Bruno Simão
17 de Fevereiro de 2016 às 16:41
  • ...

O Partido Social Democrata vai chamar António Costa à comissão de inquérito ao Banif, em resposta ao facto de o Partido Comunista Português ter convocado Pedro Passos Coelho.

 

"Se existe vontade em chamar o Dr. Passos Coelho, e tentar subir o patamar ao nível dos primeiros-ministros, então o actual primeiro-ministro tem de vir", declarou Carlos Abreu Amorim à margem da audição da comissão parlamentar de inquérito desta quarta-feira, 17 de Fevereiro.

 

"Lamentamos que não seja o próprio PCP a pedir e temos de ser nós a fazê-lo", rematou o deputado social-democrata, afirmando que quer evitar que a comissão se torne num "arremesso político".

 

Os deputados comunistas solicitaram a chamada de Passos Coelho na lista de mais de 30 audições. Na audição, Miguel Tiago explicou que o antigo primeiro-ministro foi convocado "pelas sucessivas declarações que tem vindo a fazer sobre o processo". Este fim-de-semana, Passos Coelho deu uma entrevista em que adiantou que, quando saiu do Governo, o Banif dava lucros.


Miguel Tiago considerou que não é "útil ouvir António Costa só porque é útil ouvir Passos Coelho". Da mesma forma, não vê utilidade em ouvir Jean Claude Juncker, actual presidente da Comissão Europeia, só porque o PCP convocou Durão Barroso. 

 

A chamada de António Costa junta-se, assim, à lista que o PSD já tinha avançado, em que se enquadra, por exemplo, o director de informação da TVI.

 

Os partidos estão a avançar as suas listas e ficou acordado, entre todos, que os vários nomes chamados seriam aceites.  

A comissão de inquérito ao Banif vai olhar para os últimos anos de vida do Banif incluindo a recapitalização de 2011, cujo não reembolso do dinheiro emprestado desecandeou a medida de resolução, que passou pela divisão do banco e entrega da principal parte do negócio ao Santander Totta.

Ver comentários
Saber mais PSD António Costa Banif Carlos Abreu Amorim Pedro Passos Coelho comissão de inquérito ao Banif
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio