Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanhola Zunder “carrega” 225 milhões de euros verdes para investir em Portugal, França e Itália

A operadora de postos de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos assinou com o Santander “um dos maiores empréstimos sindicados do setor da mobilidade elétrica na Europa”, para acelerar a instalação de mais de três mil novos pontos de carregamento no Velho Continente.

03 de Julho de 2024 às 13:00
  • ...

Fundada há meia dúzia de anos em Palência, cidade situada na norte da comunidade autónoma de Castela e Leão, a Zunder opera atualmente mais de 700 pontos de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos na Europa, sobretudo em Espanha, mas já conta com alguns em Portugal e em França, seguindo-se para breve Itália.

 

Para financiar o seu ambicioso plano de expansão no Velho Continente, a Zunder acaba de obter do Banco Santander aquele que classifica como "um dos maiores empréstimos sindicados do setor da mobilidade elétrica na Europa".

 

"O plano de expansão da Zunder, agora fortalecido por este financiamento verde de 225 milhões de euros, prevê a instalação de mais de 3.000 novos pontos de carregamento na Europa, a maioria em França, Portugal e Itália", avança a empresa espanhola, em comunicado.

 

"Alinhado com os Princípios de Empréstimos Verdes definidos pela Loan Market Association (LMA)",  este financiamento visa impulsionar o plano de expansão da Zunder nos seus mercados principais na Península Ibérica e em França, "além de fortalecer a sua projeção para outros países europeus onde planeia inaugurar novas estações de carregamento", sinaliza a empresa liderada por Daniel Pérez.

 

"Este acordo com o Banco Santander representa um passo de crucial importância no nosso compromisso com a expansão do veículo elétrico na Europa e um forte apoio à nossa estratégia de crescimento, tanto no mercado espanhol quanto no europeu. Estamos muito orgulhosos por uma entidade como o Banco Santander confiar no nosso projeto, concedendo-nos o primeiro financiamento sindicado assinado até à data no setor da mobilidade elétrica", enfatiza o CEO e cofundador da Zunder.

 

A Zunder conta já "com a confiança" de investidores como a White Summit Capital e a Global Monogram,as primeiras entidades que entraram no capital da empresa em 2021, ou a Mirova, uma subsidiária da Natixis Investment Managers dedicada ao investimento sustentável, que investiu 100 milhões de euros em 2022.

 

Adicionalmente, também em 2022, a Zunder recebeu um empréstimo de 40 milhões de euros do BEI e, no ano passado, a Comissão Europeia atribuiu um montante de 22,5 milhões de euros no âmbito do programa Mecanismo Interligar a Europa ao projeto da empresa de Palência.

 

A empresa realça que tem atualmente acordos com fabricantes de veículos elétricos, como a Nissan, a BYD e o Grupo Invicta, entre outros, tendo sido escolhida como "parceiro selecionado" pelo Grupo Volkswagen na Europa.

 

 

Ver comentários
Saber mais zunder veículos elétricos carregamento santander mobilidade elétrica daniel pérez
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio