Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

José Manuel Espírito Santo: "Salgado não autorizou" contabilista a explicar-se ao conselho superior do GES

José Manuel Espírito Santo revela que o contabilista do GES foi impedido por Ricardo Salgado de esclarecer a família sobre o aumento da dívida da ESI. "Machado da Cruz chegou a ir ao conselho superior (…) mas ficou à porta do mesmo, porque o arguido Ricardo Salgado não autorizou a sua entrada", refere o antigo braço-direito do banqueiro.

Bruno Simão/Negócios
16 de Julho de 2015 às 18:39
  • 5
  • ...

Assim que foi alertado para o aumento da dívida do Grupo Espírito Santo por parte do contabilista da Espírito Santo International (ESI), em Abril de 2013, José Manuel Espírito Santo encaminhou Francisco Machado da Cruz para o conselho superior do GES. No entanto, Ricardo Salgado impediu o "commissaire aux comptes" de entrar na reunião.

 

"Francisco Machado da Cruz chegou a ir ao conselho superior, presume-se que para expor estas suas preocupações a este órgão; mas ficou à porta do mesmo, porque o arguido Ricardo Salgado não autorizou a sua entrada – ao que o arguido se recorda", refere José Manuel Espírito Santo na contestação à acusação do Banco de Portugal, a que o Negócios teve acesso.

 

O antigo braço-direito de Salgado recorda este episódio para mostrar ter sido diligente perante as preocupações que o contabilista da ESI lhe expressou em Abril de 2013. "O arguido, depois da conversa que Machado da Cruz teve com ele, não actuou sequer displicentemente ao remeter o mesmo para o conselho superior, pois era essa a atitude que se lhe impunha, atendendo à natureza das questões em causa e desse órgão e, ainda, ao facto de o arguido não acompanhar nem dominar essas matérias", lê-se na defesa que está a cargo do advogado Rui Patrício.

Ver comentários
Saber mais Grupo Espírito Santo Espírito Santo International José Manuel Espírito Santo Ricardo Salgado Banco de Portugal ESI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio