Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa já tinha instaurado processos à gestão do Banco Espírito Santo

O governador do Banco de Portugal já tinha revelado no Parlamento que tinha instaurado processos à gestão do BES, liderada por Ricardo Salgado.

Miguel Baltasar
27 de Novembro de 2014 às 12:00
  • 4
  • ...

O Banco de Portugal revelou, na comissão de inquérito parlamentar, já ter aberto processos sancionatórios por causa da gestão do BES, quando era liderado por Ricardo Salgado.

 

"Até à presente data, o Banco de Portugal abriu diversos processos sancionatórios submetidos ao segredo de justiça", disse o governador Carlos Costa, a 17 de Novembro.

 

Vários são, assim, os processos. Um deles está relacionado com a ligação do BES ao BESA (BES Angola) "sob diversos ângulos", referiu Carlos Costa. Outro, admitiu o  governador, é a "inadequação" da prevenção de riscos como o branqueamento de capitais.

 

Um outro processo passa pelas condições da avaliação do risco do papel comercial da Espírito Santo International (uma das sociedades de topo do Grupo Espírito Santo) vendido a clientes aos balcões do Banco Espírito Santo.

 

Além disso, também estava aqui em causa a "ocultação de prejuízos" da própria ESI, ou seja, os clientes adquiriram títulos de dívida da empresa sem saberem qual a sua situação patrimonial e financeira.

 

Por fim, também há um processo relativo à "existência de indícios de actos dolosos de gestão ruinosa da colocação de dívida do BES em sociedades veículo com sedes em países estrangeiros". Aqui utilizar-se-ia um intermediário suíço para fazer essa colocação, o que permitiu ao banco financiar a dívida do GES contornando a obrigatoriedade de separar o BES e o GES imposta pelo regulador.

 

Segundo disse Carlos Costa na altura a estes podem ainda acrescentar-se outros provenientes da auditoria forense que o Banco de Portugal realiza com a Deloitte e a CMVM. Na altura, o Banco de Portugal não tinha ainda concluída a auditoria forense. Essa auditoria, aliás, vai estar ao abrigo do segredo de Justiça e, por isso, não vai ser divulgada, conforme avançou o Negócios.  

Ver comentários
Saber mais BES Ricardo Salgado Carlos Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio