Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa: "Estou convencido que a venda do Novo Banco vai ser bem sucedida"

"Estou convencido que a operação vai ser bem sucedida", afirmou Carlos Costa no Parlamento. O governador acredita que "estão criadas as condições para que o comprador seja bem sucedido" e que o Fundo de Resolução vai beneficiar com esse êxito.

Bruno Simão/Negócios
13 de Julho de 2017 às 14:45
  • ...

"Estou convencido que a operação vai ser bem sucedida", afirmou Carlos Costa no Parlamento, referindo-se à venda do Novo Banco. Isto apesar de ainda faltar concluir a troca de dívida da instituição e a obtenção das respectivas autorizações de Bruxelas e do Banco Central Europeu.

 

O governador do Banco de Portugal acredita que "estão criadas as condições para que o comprador seja bem sucedido" e que o Fundo de Resolução vai beneficiar com esse êxito.

 

"Se esta operação for bem-sucedida como esperamos, num contexto de recuperação na Europa e do mercado financeiro em Portugal, no contexto de um banco muito importante nas PME que conseguiu recuperar a quota em crédito e os depósitos de forma significativa estão criadas as condições para que o comprador seja bem sucedido. E se a Lone Star for bem-sucedida, o Fundo de Resolução vai recuperar a sua quota parte [de capital] e será mais bem sucedido na minimização de perdas nos activos protegidos pelo mecanismo de capital contingente", afirmou Carlos Costa, em resposta ao deputado do PS, João Galamba.

 

Na audição na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), o governador apresentou alguns cálculos hipotéticos para demonstrar a possibilidade de o Fundo de Resolução vir a conseguir ter receitas com a futura venda dos 25% que vai manter no Novo Banco.

 

Se a recuperação do valor contabilístico "permitir à Lone Star recuperar os 1.000 milhões de euros que vai investir no Novo Banco, o Fundo de Resolução vai receber 333 milhões. Haverá uma valorização adicional para o Fundo de Resolução, que cai beneficiar do modelo de recuperação e do plano de negócios que seja implementado pelo comprador", explicou Carlos Costa.

 

A Lone Star, "tendo investido 1.000 milhões de euros tem todo o interesse em recuperar esse valor e há um alinhamento de interesses com o comprador", sublinhou o governador, alertando que "só no final podemos saber o resultado".

(Notícia actualizada às 14:58)
Ver comentários
Saber mais Novo Banco Lone Star Carlos Costa Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio