Notícia
Carlos Costa: “Novo Banco vai aproveitar a solução sistémica para o malparado”
O Novo Banco vai beneficiar da plataforma de gestão de crédito malparado que deverá ser adoptada pelo conjunto do sistema bancário, acredita o governador. Carlos Costa espera que a solução sistémica ajude a cumprir a exigência de vender 75% dos activos problemáticos em cinco anos.
A capacidade de o Novo Banco vender 75% dos activos problemáticos em cinco anos, como exige a Comissão Europeia, "vai depender de outros mecanismos em estudo" para a redução de malparado dos bancos, como a "plataforma de gestão de activos" que está a ser desenvolvida, defende o governador do Banco de Portugal.
"A solução para o sistema vai aproveitar ao Novo Banco e o sistema vai aproveitar a solução para o Novo Banco", sublinhou Carlos Costa na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
Em resposta ao deputado do PSD, Carlos Silva, o governador voltou a repetir que espera que os custos resultantes da gestão dos activos problemáticos do Novo Banco apresentem um valor "muito inferior ao cenário central". E, segundo adiantou, "o cenário central é que o valor efectivo calculado hoje com critérios conservadores é muito inferior" ao máximo de 3.890 milhões previsto no acordo com a Lone Star. "A minha expectativa é que possa ser muito inferior ao cenário central", sublinhou.