Notícia
Bloco de Esquerda faz projecto de resolução a pedir demissão de Carlos Costa
Mariana Mortágua diz que será apresentado um diploma em que recomenda ao Governo a demissão do governador do Banco de Portugal. "É papel do Governo e da AR" garantir "um governador competente e independente".
O Bloco de Esquerda quer que Governo retire Carlos Costa do Banco de Portugal. Por isso, irá entregar na Assembleia da República um diploma nesse sentido.
"O Bloco de Esquerda vai apresentar um projecto de resolução para que o Governo tire o governador do Banco de Portugal", anunciou a deputada bloquista Mariana Mortágua esta quinta-feira, 9 de Março.
Segundo a deputada é necessário "exigir a demissão" de Carlos Costa, "de forma a assegurar" a protecção dos contribuintes, disse.
O anúncio de Mariana Mortágua é feito depois de ter perguntado a Mário Centeno se entende que Carlos Costa deve continuar no cargo. "Entende que Carlos Costa tem condições para desempenhar bem o seu papel e se nos dá garantias de segurança, de estabilidade, eficácia e independência face ao sistema bancário?".
Segundo a deputada do BE, "a independência do regulador é para com o regulador. E é papel do Governo e da Assembleia da República garantir que o Banco de Portugal tem um governador competente e independente".
Sobre as propostas do Governo, Mariana Mortágua "louvou" a ideia de os poderes de resolução serem retirados do Banco de Portugal mas disse que faria sentido pensar num sistema de supervisão em que houvesse apenas dois reguladores: um para a parte comportamental; outro para a parte prudencial.