Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE desviou peso da crise na banca da Irlanda dos credores para os contribuintes

Um inquérito oficial à crise bancária na Irlanda entre 2008 e 2010, divulgado esta quarta-feira, apurou que o Banco Central Europeu (BCE) permitiu que os contribuintes suportassem uma parte "inapropriada" do seu custo.

16º - Irlanda (15º em 2014)
Bloomberg
27 de Janeiro de 2016 às 23:55
  • 1
  • ...

No relatório, de 460 páginas, da investigação feita por políticos irlandeses, sustentou-se que antes do colapso os bancos irlandeses começaram a assumir abordagens mais agressivas na concessão de empréstimos e que os reguladores financeiros falharam na identificação dos riscos.

 

Depois de anunciado o programa de assistência financeira, afirmou-se no documento, o BCE ameaçou o governo irlandês em Março com a retirada de um apoio de emergência para os bancos se as perdas fossem imputadas aos credores seniores, ou investidores de relevo.

 

"A posição do BCE, de Novembro de 2010 a Março de 2011, sobre a imposição de perdas aos credores seniores, contribuiu para a inapropriada colocação da dívida bancária em cima dos cidadãos irlandeses", criticaram os autores do relatório.

 

A economia da Irlanda, que chegou a ser considerada o Tigre Celta, entrou em recessão em 2008, depois de uma década de taxas de crescimento com dois dígitos, alimentadas pelo crédito barato e crescimento acentuado dos sectores da construção e imobiliário.

 

Um dos resultados da crise foi a nacionalização do Anglo Irish Bank, em 2009, e um programa de assistência financeira europeu de 85 mil milhões de euros, em 2010.

 

Depois de sofrer fortes medidas de austeridade, a Irlanda saiu daquele programa em 2013. A economia da Irlanda voltou a ser uma das economias da União Europeia que mais cresce. As previsões oficiais da taxa de crescimento do produto interno bruto em 2015 apontam para os 7,0%. 

 

Durante o inquérito, que foi iniciado em 2014, foram ouvidas 128 testemunhas e as audições públicas foram concluídas em Julho do ano passado. 

Ver comentários
Saber mais BCE Irlanda União Europeia Anglo Irish Bank política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio