Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankinter quer duplicar quota em Portugal e crescer no crédito a empresas e habitação

A quota de mercado em Portugal é actualmente de 5%. A presidente executiva do Bankinter, Maria Dolores Dancausa, espera que cresça para "chegar a 10%".

Bankinter dá zero a quem não cumprir
Para subscrever o 'Depósito a Prazo Relação' do Bankinter, os clientes deverão aplicar, no mínimo 10.000 euros durante seis meses. Conseguem uma taxa de 1% se domiciliarem o vencimento, tiverem cartão de crédito, serviço de 'homebanking', entre outros produtos. Caso contrário, não recebem nada.
Bruno Simão
07 de Abril de 2016 às 20:02
  • ...
O Bankinter, que comprou grande parte da operação do Barclays em Portugal, quer duplicar a quota para 10% no mercado português e que este passe a representar 15% das receitas, crescendo sobretudo no crédito a empresas e habitação.

Estas informações foram hoje avançadas num encontro com jornalistas pela presidente executiva do Bankinter, Maria Dolores Dancausa, que afirmou que o Bankinter Portugal representa cerca de 8% das receitas do conjunto do grupo e que espera que "passe a representar 15% do total de receitas num período razoável", que estimou de três anos.

Quanto à quota de mercado em Portugal, referiu que é actualmente de 5% e que espera que cresça para "chegar a 10%".

Maria Dolores Dancausa disse que em Espanha, onde é o oitavo maior banco em activos, o Bankinter é um banco "baseado na inovação" e que em Portugal quer continuar esse caminho, crescendo de "forma orgânica", não prevendo novas aquisições, e apostando nos clientes de "segmentos médio e alto e nas empresas médias e grandes, sobretudo as exportadoras".

Já Carlos Brandão, responsável da operação no mercado português, disse que o objectivo do Bankinter em Portugal é "crescer dentro da quota natural" e que o banco tem como meta aumentar a quota de produção de crédito à habitação para 7% do total e a quota de produção de crédito a empresas para 4%.

"Para isso vamos ser competitivos, mas tendo sempre presente o risco", afirmou o responsável, admitindo que o banco tenha "'spreads' mais competitivos" face à concorrência.

Com a aquisição de parte importante do negócio do Barclays em Portugal, nomeadamente a banca de retalho, por 86 milhões de euros, o Bankinter tem agora uma presença significativa em Portugal, com cerca de 80 agências e 930 trabalhadores.

Hoje, perante os jornalistas, os responsáveis do banco disseram que não vão aumentar a rede nem diminuir pessoal e que o objectivo é fazer crescer o negócio tendo por base a actual dimensão.

O espanhol Bankinter, que celebrou em 2015 o seu 50.º aniversário, obteve no ano passado um lucro líquido de 375,9 milhões de euros, um crescimento de 36,3% face ao ano anterior.

Os balcões do Barclays em Portugal já têm a marca Bankinter.


Como o Barclays mudou para Bankinter
A carregar o vídeo ...
Como o Barclays mudou para Bankinter
Ver comentários
Saber mais Barclays Portugal Bankinter Portugal Maria Dolores Dancausa economia negócios e finanças Informação sobre empresas banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio