Notícia
Quando o balcão da João XXI teve duas caras
O Bankinter entrou em Portugal. E a sua cor já tinge as sucursais que estavam pintadas de azul. Segue-se uma campanha nas televisões e nos jornais. O banco espanhol quer dar a conhecer-se.
Do lado da Avenida de Roma, é a insígnia Barclays, com letras brancas sob um fundo azul, que ocupa o topo da fachada. Do lado da Avenida João XXI, o fundo é cor de laranja e as letras indicam Bankinter. Mas, logo debaixo desta tela, na caixa automática, ainda é o nome do banco britânico que surge.
Há confusão na agência João XXI do Barclays. Que, afinal, já é Bankinter. Uma confusão adensada pelos andaimes montados - só com eles foi possível retirar as telas brancas tapadas pelos vinis que davam o azul ao Barclays e foi através dos andaimes que o laranja subiu.
Esta é uma das 84 agências que, desde o último dia de Março até domingo passado, foram alvo de uma reconversão para mudar de nome. Fachadas, caixas automáticas, mobiliário e decoração foram alterados, agora que a sede passou de Londres para Madrid. O site também mudou.
Mas o nome do banco espanhol é ainda pouco conhecido em Portugal, na óptica da instituição sob o comando de María Dolores Dancausa. Daí que, juntamente com a modificação de marca, haja uma campanha publicitária.
"Decididamente pessoal". É com esta assinatura que o Bankinter chega a Portugal. Faz parte da campanha publicidade, que vai para as televisões, rádios imprensa e ainda no digital, cujo objectivo é dar notoriedade a uma marca que ainda não marcava presença no país. Aliás, fora de Espanha, o banco está apenas no Luxemburgo.
Não se sabe quanto custou especificamente a reconversão física das 84 agências. O Bankinter pagou 86 milhões ao banco britânico, um número ainda sujeito a ajustamentos e que já ele próprio ajustado (o preço inicial era 100 milhões).
O Barclays muda mas o nome escolhido para liderar a equipa do banco mantém-se. Carlos Brandão era, até aqui, o líder da unidade de retalho portuguesa do banco britânico. Agora, passa a responsável pela sucursal da instituição espanhola. Vai responder perante Dancausa. Juntos vão estar numa conferência de imprensa em Portugal para falar da estratégia para o banco na próxima sexta-feira. Já sob o laranja do Bankinter. Para tentar dar mais força à nova marca da banca portuguesa.