Notícia
Volkswagen anuncia novos cortes esta sexta-feira
Há uma nova reunião da administração do grupo automóvel, depois de vários dias a negociar com trabalhadores. As novas prioridades de investimento devem ficar definidas esta semana.
O grupo Volkswagen deverá anunciar novos cortes esta sexta-feira, 20 de Novembro, na sequência do escândalo de manipulação de emissões poluentes. O mesmo afecta as emissões de óxido de azoto de 11 milhões de carros a gasóleo.
A administração irá reunir-se esta sexta-feira, após ter discutido prioridades de investimento com os trabalhadores ao longo dos últimos dias.
A Bloomberg diz mesmo que o grupo automóvel vai abandonar a sua prática de apresentar um plano de investimento a cinco anos pela primeira vez desde 2009.
Matthias Müller já anunciou um corte de mil milhões de euros por ano, mas os ajustes terão de ser maiores. Até porque, no início de Novembro, a VW anunciou uma nova vaga do escândalo. A mesma atinge as emissões de dióxido de carbono em 800 mil carros.
O grupo separou 8,7 mil milhões de euros para fazer face aos custos, mas os analistas estimam um custo total de 35 mil milhões. Nas contas estão as reparações, processos judiciais, indemnizações e ajustes fiscais.
Esta sexta-feira, 20 de Novembro, é também o prazo limite para que a VW anuncie aos reguladores americanos como vai resolver a situação no país. A Reuters escreve que 120 mil dos 482 mil proprietários afectados nos Estados Unidos da América já aceitaram o vale de mil dólares oferecido pelo grupo. O valor pode ser utilizado em serviços e produtos da marca.
Por sua vez, o site Automotive News avança que o grupo automóvel já fez chegar ao regulador alemão a primeira proposta de correcção para os motores diesel de 1,6 litros. O KBA estará agora a analisar.