Notícia
Volkswagen com vendas a crescer em Portugal após escândalo
Em Outubro, uma quebra ligeira. Em Novembro, o regresso ao crescimento. O escândalo de manipulação de emissões parece não se sentir nas vendas portuguesas, ao contrário do que se passa nos Estados Unidos.
As vendas da Volkswagen em Portugal cresceram 8,8% em Novembro, o segundo mês completo após o escândalo de manipulação de emissões poluentes. Em Novembro, a marca alemã vendeu 1.539 carros no país. No acumulado do ano, a Volkswagen cresce a um ritmo de 21,3%, para as 17.676 viaturas.
O cenário em Novembro contrasta com o mês anterior, o de Outubro, onde foi registada uma quebra homóloga de 3,2%. O balanço mais recente contraria também a quebra de 25% nas vendas da marca em território norte-americano, como reflexo do caso descoberto em meados de Setembro.
Na sua totalidade, o mercado automóvel nacional cresceu 14,6% em Novembro, para as 16.845 viaturas. Apesar da subida, o valor representa uma desaceleração pelo segundo mês consecutivo, mostram os dados da ACAP. Todos os tipos de veículos – ligeiros de passageiros, comerciais e pesados – seguem a um ritmo positivo.
Nos primeiros onze meses do ano, o balanço também replica esta tendência. Foram colocados no mercado 196.318 veículos, o que corresponde a um crescimento homólogo de 25,6%.
A Renault continua a ser a marca mais vendida, com uma subida de 15,2% em Novembro (para os 2.155 carros) e de 22,5% entre Janeiro e Novembro (para os 23.963 carros). O pódio fecha com a Peugeot e com a Volkswagen, de regresso à posição.