Notícia
Bancos emprestam 20 mil milhões à VW para cobrir escândalo
Os 8,7 mil milhões que o grupo alemão separou não são suficientes para cobrir todas as despesas. Há 13 bancos a confiar na Volkswagen, mesmo depois do escândalo.
A Volkswagen chegou a acordo com 13 bancos para um empréstimo de 20 mil milhões de euros. O mesmo destina-se a cobrir os custos do escândalo de manipulação de emissões poluentes. Segundo avança a agência Reuters, cada um dos bancos emprestará entre 1,5 e 2,5 mil milhões de euros.
Já antes, o grupo automóvel tinha separado 8,7 mil milhões de euros para fazer face a este caso. O valor foi sempre apontado como insuficiente pelos analistas, uma vez que é preciso ter em conta o valor das reparações, indemnizações e compensações fiscais. A companhia alemã previu também cortes anuais de mil milhões no investimento em projectos considerados não essenciais.
O escândalo de manipulação de emissões atinge 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo, com níveis de óxido de azoto (NOx) adulterados. A estes juntam-se 800 mil carros com emissões de dióxido de carbono (C02) manipuladas.