Notícia
Toyota Portugal recolhe 950 viaturas
Um problema no airbag levou a Toyota Caetano Portugal a chamar à revisão carros dos modelos Prius, Prius Plug-in de terceira geração e Lexus.
29 de Junho de 2016 às 11:41
A Toyota Caetano Portugal anunciou hoje a chamada à revisão de 950 viaturas em Portugal, modelos Prius, Prius Plug-in de terceira geração e Lexus, devido a um problema detectado nos 'airbags' de cortina.
De acordo com o fabricante automóvel japonês Toyota Motor, vão ser chamados à revisão 1,43 milhões de veículos em todo o mundo devido a novos problemas detectados nos 'airbags' produzidos pela empresa nipónica Takata.
À agência Lusa, o relações públicas da marca em Portugal, Victor Marques, adiantou que no país vão ser chamadas à revisão 950 viaturas (713 Toyota Prius, cinco Toyota Prius Plug-in, e 232 Lexus CT200h.
Segundo o mesmo responsável, os modelos envolvidos são os Toyota Prius e Prius Plug-in (3.ª geração) produzidos entre Outubro de 2008 e Abril de 2012 e o Lexus CT200h produzidos entre Agosto de 2010 e Abril de 2012.
Victor Marques explicou que o potencial problema é que as viaturas em questão "estão equipadas com 'airbags' de cortina localizados na lateral esquerda e direita do tejadilho. Cada 'airbag' de cortina contém duas câmaras com um componente soldado. Alguns podem ter uma pequena fissura neste componente na zona soldada que poderá afectar o correto funcionamento do 'airbag' de cortina".
De acordo com o mesmo responsável, o problema estima-se que a reparação dure entre duas a quatro horas por veículo.
A maioria dos automóveis afectados foi vendida no Japão (743.000), América do Norte (495.000) e Europa (141.000), confirmou um porta-voz da empresa à agência Efe.
O líder mundial automóvel detectou pequenas fissuras nas soldaduras do inflador dos 'airbags' laterais dos bancos da frente, o que poderia causar a separação das peças do dispositivo.
Tal poderia levar o inflador (o encapsulado metálico em que se aloja o 'airbag') a sair projectado no caso de activado o 'airbag', representando, portanto, um risco à segurança dos ocupantes do veículo, apesar de a Toyota não ter, até ao momento, conhecimento de qualquer incidente do tipo, segundo a mesma fonte.
A falha de fabrico é diferente da outra detectada anteriormente nos 'airbag' da Takata, a qual obrigou mais de 100 milhões de automóveis de diferentes marcas em todo o mundo a regressarem às oficinas.
De acordo com o fabricante automóvel japonês Toyota Motor, vão ser chamados à revisão 1,43 milhões de veículos em todo o mundo devido a novos problemas detectados nos 'airbags' produzidos pela empresa nipónica Takata.
Segundo o mesmo responsável, os modelos envolvidos são os Toyota Prius e Prius Plug-in (3.ª geração) produzidos entre Outubro de 2008 e Abril de 2012 e o Lexus CT200h produzidos entre Agosto de 2010 e Abril de 2012.
Victor Marques explicou que o potencial problema é que as viaturas em questão "estão equipadas com 'airbags' de cortina localizados na lateral esquerda e direita do tejadilho. Cada 'airbag' de cortina contém duas câmaras com um componente soldado. Alguns podem ter uma pequena fissura neste componente na zona soldada que poderá afectar o correto funcionamento do 'airbag' de cortina".
De acordo com o mesmo responsável, o problema estima-se que a reparação dure entre duas a quatro horas por veículo.
A maioria dos automóveis afectados foi vendida no Japão (743.000), América do Norte (495.000) e Europa (141.000), confirmou um porta-voz da empresa à agência Efe.
O líder mundial automóvel detectou pequenas fissuras nas soldaduras do inflador dos 'airbags' laterais dos bancos da frente, o que poderia causar a separação das peças do dispositivo.
Tal poderia levar o inflador (o encapsulado metálico em que se aloja o 'airbag') a sair projectado no caso de activado o 'airbag', representando, portanto, um risco à segurança dos ocupantes do veículo, apesar de a Toyota não ter, até ao momento, conhecimento de qualquer incidente do tipo, segundo a mesma fonte.
A falha de fabrico é diferente da outra detectada anteriormente nos 'airbag' da Takata, a qual obrigou mais de 100 milhões de automóveis de diferentes marcas em todo o mundo a regressarem às oficinas.