Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Despedimentos na Volkswagen: Trabalhadores da Autoeuropa estão "tranquilos"

"Continua tudo em pé", diz o coordenador dos trabalhadores da Autoeuropa depois de anunciados 30 mil despedimentos da Volkswagen em todo o mundo.

Bruno Simão
18 de Novembro de 2016 às 09:44
  • ...
Os trabalhadores da Autoeuropa dizem que estão "tranquilos" em relação ao novo plano estratégico da Volkswagen que prevê o despedimento de 30 mil trabalhadores em todo o mundo nos próximos anos.

"Estamos tranquilos com a situação da Autoeuropa", disse ao Negócios o coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela. "Não temos nenhuma indicação, temos que manter a calma", sublinhou.

António Chora confirmou que a Autoeuropa mantém o plano para avançar com o novo modelo em 2017. "Até hoje continua tudo em pé: investimento, contratações, novo modelo, período de lançamento".

Na hora de avaliar a fábrica da marca alemã no distrito de Setúbal, António Chora não tem dúvidas. "Sabemos que continuamos competitivos".

O dirigente sindical vai estar em Wolfsburgo no início de Dezembro para o encontro mundial de representantes de trabalhadores das fábricas da marca. 

"Vamos ouvir de viva voz quais são os planos em concreto. Depois, poderemos ter mais dados em concreto sobre esta situação", afirmou.

A Alemanha vai ser o país mais atingido com este plano com mais de 20 mil despedimentos previstos. E mais 10 mil postos de trabalho vão ser eliminados em outros países do mundo.

O director-geral da Autoeuropa encontra-se actualmente na sede mundial da marca na Alemanha. Miguel Sanches voou para Wolfsburgo esta semana, assim como todos os directores de fábrica em todo o mundo, mas para tratar de diversos assuntos relacionados essencialmente com a produção.

António Chora aponta que o facto do líder da Autoeuropa estar na Alemanha, e o "Pacto para o futuro" ter sido fechado e anunciado, foi "pura coincidência", pois o plano já estava a ser negociado desde o início de Setembro.

O dirigente sindical irá reunir-se com o director da Autoeuropa na próxima semana, quando Miguel Sanches regressar de Wolfsburgo, adianta António Chora.
Ver comentários
Saber mais Autoeuropa Volkswagen Comissão de Trabalhadores António Chora Alemanha automóvel sector automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio