Notícia
Aliança Renault-Nissan vendeu 8,5 milhões de carros em 2015
Estados Unidos e China, os dois principais mercados da aliança, permitiram consolidar as vendas destas fabricantes. A Nissan assegurou a maior fatia no ano passado.
A aliança Renault-Nissan vendeu 8,5 milhões de carros em todo o mundo no ano passado. Deste modo, a parceria criada em 1999 viu o indicador crescer 1% em termos homólogos.
A justificar o resultado estão os desempenhos dos Estados Unidos e China, onde a aliança vendeu, respectivamente, 1,5 e 1,3 milhões de veículos. A impedir melhores números estão os desaceleramentos na Rússia e Brasil.
A Nissan assegura a maior fatia, com 5,4 milhões de carros. A Renault fica com outros 2,8 milhões. O número total engloba ainda as vendas da parceira russa Avtovaz.
A aliança Renault-Nissan recorda ainda em comunicado enviado esta quinta-feira, 4 de Fevereiro, que vende um em cada dois veículos eléctricos. Cumulativamente, já ultrapassou a barreira dos 300 mil carros deste segmento.
A Renault é líder de vendas em Portugal. Em 2015 vendeu quase 27 mil veículos ligeiros no país, subindo mais de 23%. A Nissan ocupa o oitavo lugar com 11 mil carros vendidos e um crescimento homólogo de 44%, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal.