Notícia
Lucros da Renault disparam 44% em 2015
As vendas mundiais do grupo cresceram 3,3% em 2015 para um total de 2,8 milhões de veículos, no que foi o terceiro ano consecutivo de crescimento.
Os lucros da Renault subiram 44% em 2015 face a período homólogo para os 2,32 mil milhões de euros. Este valor ficou acima das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam um resultado líquido de 2,02 mil milhões.
As vendas totais do grupo subiram 10% para 45,3 mil milhões de euros no ano passado. Esta subida aconteceu à boleia das vendas de novas viaturas, tal como o SUV Kadjar.
Além dos lucros registados, o ano passado vai ficar marcado pelo alcançar da meta de 5% de margem operacional. "Os resultados de 2015 marcam um passo decisivo para alcançar as nossas metas", disse o presidente executivo da Renault, Carlos Ghosn, em comunicado divulgado esta sexta-feira, 12 de Fevereiro.
"O envolvimento de todo o nosso pessoal e o sucesso dos nosso veículos permitiu-nos alcançar a nossa margem operacional mais cedo do que o esperado", acrescentou.
O grupo francês está a tentar melhorar os seus dados financeiros de forma a equilibrar as suas contas face à sua parceira japonesa Nissan, que gera mais lucros.
A estratégia tem passado por lançar novos modelos em diferentes segmentos, tal como o SUV Kadjar. Mas a estratégia tem sido travada em parte devido ao arrefecimento de importantes mercados como a Rússia e o Brasil.
As vendas mundiais do grupo cresceram 3,3% em 2015 para um total de 2,8 milhões de veículos, no que foi o terceiro ano consecutivo de crescimento. Por países, França é o maior mercado da Renault, seguido do Brasil, Alemanha, Turquia, Espanha e Itália.