Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: Marcelo Rebelo de Sousa vence presidenciais à primeira volta com 55%  

Na última sondagem da Eurosondagem antes das presidenciais, o professor Marcelo confirma a tendência de vitória logo à primeira volta. Sampaio da Nóvoa é o candidato que mais sobe consolidando o segundo lugar, enquanto Maria de Belém é quem mais desce.

21 de Janeiro de 2016 às 18:41
  • 16
  • ...

Marcelo Rebelo de Sousa será eleito Presidente da República logo à primeira volta com 55% das intenções de voto, segundo antecipa a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, divulgada na tarde desta quinta-feira, 21 de Janeiro.

 

Aquela que é a última sondagem da Eurosondagem antes da realização das eleições presidenciais no próximo domingo, 24 de Janeiro, mostra que as intenções de voto do professor apoiado pelo PSD e pelo CDS cresceram 0,2 pontos percentuais face ao estudo publicado na semana passada, confirmando assim a tendência de vitória de Marcelo Rebelo de Sousa logo à primeira volta.

 

Quem também sobe é António Sampaio da Nóvoa, que surge agora destacado na luta com Maria de Belém pela segunda posição. Mas apesar da subida de 2,2 pontos em relação à última sondagem, os 19% do antigo reitor da Universidade de Lisboa não seriam suficientes para obrigar à realização de uma segunda volta. 

Já Maria de Belém surge com a maior descida, caindo 3 pontos para os 13,3%, ficando agora bastante distante de Nóvoa numa altura em que veio a público que a antiga presidente do PS foi um dos deputados que, de forma anónima, pediram ao Tribunal Constitucional a devolução dos cortes às subvenções vitalícias.

No entanto, este estudo da Eurosondagem foi realizado entre 14 e 19 de Janeiro, sendo que a passada segunda-feira foi o dia em que foram noticiados os nomes dos 30 deputados que fizeram a petição ao TC, pelo que esta sondagem não contemplará ainda todos os efeitos que este caso poderá ter no resultado final da antiga ministra nos governos de António Guterres.

À chegada a um almoço-comício realizado esta quinta-feira, Maria de Belém admitia que a polémica em torno do pedido de verificação de constitucionalidade ao fim das subvenções "pode ser muito prejudicial para a minha candidatura".

 

Pelo seu lado, Marisa Matias surge no quarto lugar com 5,3% dos votos, beneficiando de uma subida de meio ponto percentual, com a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda a superar o candidato comunista Edgar Silva que cai 0,3 pontos percentuais para os 3,7%.


Seguem-se Paulo Morais (2,2%), Henrique Neto (1,1%) e Vitorino Silva (0,2%). Nesta altura aproxima-se já o final da campanha eleitoral, que termina às 23:59 da próxima sexta-feira. 

Ver comentários
Saber mais Eleições Presidenciais Sondagem Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa António Sampaio da Nóvoa Maria de Belém Tribunal Constitucional Marisa Matias Edgar Silva Paulo Morais Henrique Neto Vitorino Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio