Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aximage: Marcelo vence presidenciais com mais de 50%

O estudo da Aximage atribui a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa com 51,5%, embora a margem de erro abra a porta a uma segunda volta. Nesse cenário, é Sampaio da Nóvoa quem surge mais bem posicionado com 22,6%, bem acima dos 9,0% de Maria de Belém.

João Miguel Rodrigues
21 de Janeiro de 2016 às 20:13
  • ...

Segundo a Aximage, Marcelo Rebelo de Sousa vai vencer as eleições presidenciais do próximo domingo com 51,5% dos votos, conseguindo ser eleito logo à primeira volta. No entanto, tendo em conta a margem de erro do estudo de opinião realizado para o Negócios e o Correio da Manhã, conclui-se que se mantém em aberto a possibilidade de o professor não chegar aos 50% mais um dos votos, o que obrigaria à ida a uma segunda volta no 21º dia posterior após o acto eleitoral de 24 de Janeiro.

 

Esta sondagem mostra ainda que, no caso de ser necessária uma segunda volta para encontrar o futuro Presidente da República, será Sampaio da Nóvoa o adversário do candidato apoiado por PSD e CDS. O ex-reitor da Universidade de Lisboa obtém 22,6%, consolidando a segunda posição com uma vantagem confortável sobre Maria de Belém, que não vai além de 9,0% das intenções de voto.

 

Aparentemente a antiga presidente do PS é bastante penalizada pela polémica vinda a público na passada segunda-feira. Dia em que foi noticiado que Belém estava entre os 30 deputados que anonimamente pediram ao Tribunal Constitucional que declarasse a inconstitucionalidade da lei que estipulava a obrigatoriedade de apresentação da condição de recursos aos antigos titulares de cargos públicos que pretendessem receber subvenções vitalícias.

 

Já depois de durante a manhã desta quinta-feira, 21 de Janeiro, no Fórum da TSF, a ex-ministra de governos liderados por António Guterres ter afirmado que não abdica de "nenhum" dos seus "direitos", à chegada a um almoço-comício, realizado em Lisboa, a socialista admitiu que as notícias sobre as subvenções vitalícias podem ser prejudiciais para a sua candidatura.

 

Na luta pelo quarto lugar, Marisa Matias e Edgar Silva surgem bastante próximos, embora a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda surja quase um ponto e meio à frente do candidato comunista. Marisa Matias obtém 6,6% das intenções de voto, enquanto Edgar Silva consegue 5,2%.

 

Outra disputa que permanece animada é a luta pela sexta posição, com Paulo Morais (2,3%) a surgir meio ponto à frente de Vitorino Silva (1,8%). Mais atrás aparece Henrique Neto (0,8%), Cândido Ferreira e Jorge Sequeira, ambos com 0,1%.

 

Esta é a última sondagem da Aximage antes das eleições do próximo domingo, cuja campanha eleitoral termina às 23:59 da próxima sexta-feira.

FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 1301 entrevistas efectivas: 611 a homens e 690 a mulheres; 134 no Interior Norte Centro, 171 no Litoral Norte, 201 na Área Metropolitana do Porto, 259 no Litoral Centro, 347 na Área Metropolitana de Lisboa e 189 no Sul e Ilhas; 214 em aldeias, 345 em vilas e 742 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 16 e 20 de Janeiro de 2016, com uma taxa de resposta de 82,6%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 1301 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,014 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 2,70%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.


Ver comentários
Saber mais Eleições Presidenciais Sondagem Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República Sampaio da Nóvoa Maria de Belém Marisa Matias Edgar Silva Paulo Morais Vitorino Silva Henrique Neto Cândido Ferreira Jorge Sequeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio