Notícia
Eurosondagem: Marcelo vence à primeira volta
É a primeira vez que os resultados da Eurosondagem apontam para uma vitória de Marcelo Rebelo de Sousa logo no dia 24 de Janeiro. Maria de Belém seria a segunda mais votada.
À semelhança do já admitido por outros estudos de opinião, os resultados dos mais recentes inquéritos da Eurosondagem, realizados para o Expresso/SIC, admitem a possibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa ser eleito Presidente da República logo à primeira volta, em 24 de Janeiro. O ex-presidente do PSD sobe 4,5 pontos percentuais nas intenções de voto e reunirá agora a preferência de 52,5% do eleitorado, noticia o Expresso.
Maria de Belém, antiga presidente do PS, surge em segundo lugar com 18,1% dos votos (queda de 0,8 pontos face à anterior sondagem), seguindo-se Sampaio da Nóvoa, com 16,9%, mais duas décimas.
Esta sondagem confirma ainda a tendência para uma baixa votação nos dois candidatos oficiais do Bloco de Esquerda e CDU, ambos com menos de metade do obtido nas últimas legislativas. Marisa Matias sofre, aliás, uma queda acentuada de 2,1 pontos para 4,8%. Edgar Silva também cai um pouco, ficando quase empatado com a candidata do Bloco, com 4,7%.
Tanto Paulo Morais, que sobe um pouco, como Henrique Neto, que apresenta uma descida, estão abaixo dos 2% nesta sondagem.