Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD/CDS com sete governantes, dois independentes e ninguém do CDS como cabeças-de-lista

PSD e CDS seguiram a tendência dos socialistas e colocaram dois independentes como cabeças-de-lista em Coimbra e Faro. A maioria dos líderes de cada círculo tem cargos no actual Executivo. Passos lidera a lista por Lisboa, Portas é o número dois.

Paulo Duarte
27 de Julho de 2015 às 12:33
  • 12
  • ...

A coligação Portugal à Frente, que integra PSD e CDS, vai apresentar-se a votos com diversos governantes como cabeças-de-lista. São sete no total, começando por Passos Coelho, que será o número um por Lisboa, círculo em que Paulo Portas se apresenta como número dois. Confirma-se que o CDS não terá ninguém a liderar nenhuma lista, ficando com os segundos lugares das listas da capital, de Leiria (Assunção Cristas) e de Aveiro (João Almeida).

 

No Porto, o CDS só tem direito ao número três da lista (Pedro Mota Soares).

 

A lista de governantes que o PSD coloca a chefiar as listas é extensa e começa logo em Braga, com o ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva, que assim irá concorrer com Manuel Caldeira Cabral, do PS. Um pouco mais abaixo, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, que disputou o PSD em 2010 com Passos Coelho, encabeça a lista do distrito do Porto, seguido de Marco António Costa (que entra nas listas apesar da investigação judicial) e só então do nome do CDS, o também ministro da Segurança Social Pedro Mora Soares.

 

O PS, como é sabido, colocou o físico e professor jubilado Alexandre Quintanilha a liderar a lista do Porto.

 

Em Viseu, o cabeça-de-lista será o actual secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro. Continuando a rumar a sul, Teresa Morais, que é a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, vai liderar a lista de Leiria.

 

Passos e Portas em confronto directo com Costa

 

A coligação decidiu colocar os dois líderes partidários, Passos Coelho e Paulo Portas, como número um e número dois, respectivamente, da lista do círculo de Lisboa, o que significa que ambos vão concorrer directamente com António Costa. Em 2011, Passos Coelho foi candidato por Vila Real, enquanto Paulo Portas acaba com uma tradição que já vinha de 1995 – ser cabeça-de-lista por Aveiro.

 

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, será a cabeça-de-lista por Setúbal, e o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, será o cabeça-de-lista pelo círculo de Fora da Europa. Estes dois governantes repetem a liderança da lista exactamente nos mesmos círculos de 2011.

 

A coligação terá, ao todo, sete governantes como cabeças-de-lista.

Mas também terá muitos deputados. Em Aveiro, o cabeça-de-lista será Luís Montenegro, o líder da bancada do PSD. Em Beja será Nilza Sena, que já foi vice-presidente do PSD. Na lista de Bragança pontifica Adão Silva, ao passo que em Portalegre será Cristóvão Crespo a encimar os candidatos. Restam ainda Teresa Leal Coelho, "vice" do PSD e deputada, como cabeça-de-lista por Santarém, e Luís Ramos, que será a principal cara por Vila Real, bem como Carlos Peixoto, que lidera a lista da Guarda.

 

Dois independentes e um que já é deputado

 

O PSD também foi buscar dois independentes: Margarida Mano, doutorada em Gestão com ampla experiência no sector da banca e vice-reitora da Universidade de Coimbra, que será a cabeça-de-lista por Coimbra; e José Carlos Barros, ex-assessor de Ricardo Magalhães enquanto este foi secretário de Estado adjunto de Elisa Ferreira (PS) no Ministério do Ambiente, e ex-vice-presidente da câmara de Vila Real de Santo António, será o líder da lista de Faro.

 

O deputado Carlos Abreu Amorim, que é também independente (não é filiado no partido) repete a liderança da lista de Viana do Castelo, tal como em 2011.

 

Os social-democratas também metem dirigentes do partido à frente de alguns círculos. É o caso de Évora, com o cabeça-de-lista a ser António Costa Silva, presidente da distrital; e de Castelo Branco, com o ex-autarca do Fundão Manuel Frexes a chefiar a lista quando é presidente da distrital do partido.

 

Tal como em 2011, o ex-secretário de Estado Carlos Gonçalves é o cabeça-de-lista pelo círculo da Europa.

 

No total, o PSD repete oito cabeças-de-lista, embora Passos Coelho tenha trocado de distrito.


(Notícia actualizada pela segunda vez às 13h07 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Eleições legislativas cabeças-de-lista Passos Coelho Paulo Portas CDS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio