Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alexandre Quintanilha vai presidir à comissão parlamentar de Educação e Ciência

O PS indicou o cabeça-de-lista do Porto, Alexandre Quintanilha, como presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência. Edite Estrela vai liderar a comissão de Cultura e Bacelar Vasconcelos assume a liderança da comissão de Assuntos Constitucionais.

Miguel Baltazar/Negócios
12 de Novembro de 2015 às 16:31
  • 4
  • ...

Já estão definidos os presidentes das 12 comissões parlamentares permanentes que vão funcionar na actual legislatura. PSD e PS vão ficar com cinco presidências cada, e os socialistas indicaram o deputado Alexandre Quintanilha, que é físico, como presidente da comissão de Educação e Ciência, sucedendo a Abel Baptista, do CDS. A comissão de Assuntos Constitucionais será liderada pelo constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos, enquanto a comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto fica a cargo de Edite Estrela, apurou o Negócios.

 

À frente da comissão de Negócios Estrangeiros vai manter-se Sérgio Sousa Pinto, o socialista que saiu da direcção de António Costa por discordar com o acordo do PS com os partidos mais à esquerda. O PS indicou ainda Luís Capoulas Santos, ex-ministro da Agricultura, como presidente da comissão de Agricultura e Mar.

 

As primeiras reuniões de cada uma das comissões realizam-se esta tarde, começando de acordo com a sua ordem de constituição. A comissão de Assuntos Constitucionais é a primeira comissão, por isso foi a primeira a reunir-se. Nessa reunião foi eleito o presidente e a mesa, e foram indicados os deputados de cada partido que vão pertencer a essa comissão. Um processo que se repetirá ao longo da tarde, nas outras 11 comissões.

Alguns dos nomes dos presidentes indicados pelo PS eram aventados como possíveis ministros num Governo PS, pelo que esta nomeação poderá ser um sinal de que António Costa não conta com eles num futuro Executivo.

Marco António à frente da Defesa

 

O PSD também já indicou os deputados que quer ter a liderar as suas cinco comissões. De acordo com a Lusa, Teresa Leal Coelho vai presidir à comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (que era liderada pelo socialista Eduardo Cabrita, na anterior legislatura), enquanto o porta-voz do PSD, Marco António Costa, vai ser presidente da comissão de Defesa Nacional.

 

Os social-democratas indicaram ainda Regina Bastos para presidir à comissão de Assuntos Europeus, o secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, para liderar a comissão de Saúde e Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário de Estado de Miguel Relvas, para presidir à comissão do Trabalho e Segurança Social.


O Bloco de Esquerda vai presidir a apenas uma comissão, de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. O presidente será o deputado Pedro Soares, que foi cabeça-de-lista do Bloco por Braga.

O CDS, também de acordo com a Lusa, também só vai presidir a uma comissão. Será a de Economia e Obras Públicas, que irá ser presidida por Hélder Amaral.
Ver comentários
Saber mais Alexandre Quintanilha comissões parlamentares PS PSD Parlamento CDS Bloco de Esquerda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio