Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CDU assume-se como terceira força política e elege três eurodeputados

A coligação entre o PCP e os Verdes é um dos principais vencedores da noite. Além de se confirmar como a terceira maior força política nacional, consegue recuperar os três mandatos no Parlamento Europeu.

26 de Maio de 2014 às 01:55
  • 11
  • ...

A candidatura da CDU às eleições europeias, encabeçada pelo eurodeputado João Ferreira, é uma das grandes vencedoras desta noite eleitoral. Com apenas uma freguesia por apurar a coligação entre o PCP e os Verdes obtém 12,68%  para um total de 416.086 votos. Este resultado permite eleger o cabeça de lista João Ferreira, mas também a número dois Inês Zuber e o número três da lista Miguel Viegas. 

 

A CDU recupera os três mandatos no Parlamento Europeu depois de nas europeias de 2009 ter registado 10,66% conseguindo apenas dois mandatos, e a nível nacional reforça a sua posição enquanto terceira maior e mais representativa força política.

 

O resultado da CDU é tanto mais importante que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, já veio a terreno pedir eleições antecipadas ao mesmo tempo que anunciou para os próximos dias uma moção de censura contra o Governo.

 

Na óptica dos comunistas os números desta noite, bem como a baixa votação, tanto nos dois partidos do Governo que concorreram coligados (PSD e CDS), como nos três partidos que compõem o arco da governação (PS, PSD e CDS), são uma "censura que é também uma condenação à política da troika". 

Ver comentários
Saber mais CDU João Ferreira Inês Zuber Miguel Viegas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio