Notícia
Trump apoia agricultores afectados pela guerra comercial com 12 mil milhões
O chefe da Casa Branca anunciou esta terça-feira uma ajuda no valor de 12 mil milhões de dólares aos agricultores norte-americanos que forem penalizados pela imposição de tarifas aduaneiras por parte da China e outros parceiros comerciais dos EUA.
A Administração Trump anunciou hoje uma ajuda no valor de 12 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euros) aos agricultores norte-americanos para os ajudar a protegerem-se das repercussões das tensões comerciais entre os EUA e China e outros parceiros comerciais, como a União Europeia.
A notícia de que Trump iria anunciar uma ajuda no valor de milhares de milhões de dólares tinha sido avançada à Reuters e ao Politico por fontes conhecedoras do processo. Ao The Washington Post, outras fontes da Casa Branca tinham já dito que esse apoio deveria ascender a 12 mil milhões de dólares - valor que foi agora confirmado com o anúncio oficial.
Os Estados norte-americanos mais rurais, que dependem grandemente da agricultura para as suas receitas, têm sido particularmente penalizados pelas disputas comerciais do presidente Donald Trump em relação à China, à União Europeia, aos parceiros do NAFTA (Canadá e México) e outros.
E a grande maioria dos eleitores desses Estados ajudou a que Trump vencesse as eleições presidenciais de Novembro de 2016. A China recorreu a esse facto, com uma animação protagonizada por um grão de soja, para recordar aos agricultores norte-americanos que irão ser fortemente atingidos pela escalada das tensões comerciais.
Pequim impos tarifas aduaneiras acrescidas à importação de vários produtos norte-americanos, em retaliação contra as medidas proteccionistas de Trump, e a soja e outros bens agrícolas estão na lista. E uma vez que esses produtos ficam mais caros para os importadores chineses, muitos estão a cancelar as suas encomendas feitas aos EUA e a procurar outros fornecedores.
Mas Trump já tratou de tentar acalmar os receios dos agricultores, usando o trunfo dos apoios financeiros.
Tariffs are the greatest! Either a country which has treated the United States unfairly on Trade negotiates a fair deal, or it gets hit with Tariffs. It’s as simple as that - and everybody’s talking! Remember, we are the “piggy bank” that’s being robbed. All will be Great!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de julho de 2018
Esta terça-feira, Trump usou a sua rede social preferida, o Twitter, para defender a sua política comercial. "As tarifas são um espectáculo! Qualquer país que tenha tratado injustamente os EUA a nível comercial tem de negociar um acordo justo, caso contrário levará com tarifas. É tão simples quanto isto – e toda a gente está a falar do assunto", escreveu na sua conta oficial.
Sonny Perdue, secretário do Departamento norte-americano da Agricultura (USDA), declarou que este pacote de apoio aos agricultores será financiado através da Commodity Credit Corporation do USDA, pelo que não necessitará da aprovação do Congresso.