Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sampaio apela a um esforço de congregação num quadro de legitimidade renovada

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio apelou hoje a um esforço sério e responsável de congregação nacional para permitir, num quadro político de legitimidade democrática renovada, superar os atuais bloqueios e "a desesperança" em relação ao futuro.

Sérgio Lemos/Correio da Manhã
21 de Novembro de 2013 às 23:33
  • 9
  • ...

Esta posição consta na mensagem que o ex-chefe de Estado enviou à conferência "Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social", que teve como principal impulsionador o ex-Presidente da República Mário Soares.

 

Segundo Sampaio, em momentos de profunda crise, como o que Portugal atravessa, "a comunidade precisa de uma base sólida de valores, de princípios, de referências e de grandes objectivos que reforcem o espírito de pertença a uma história e a um destino comum, que forneçam coesão a um tecido social frágil e em risco de desagregação e, sobretudo, que permitam construir um projecto de esperança e de futuro". "Num Estado de Direito democrático essa base é a Constituição", referiu.

 

Para o ex-Presidente da República, o conjunto de valores da Constituição "interpela [os cidadãos] enquanto apelo qualificado a um esforço sério e responsável de congregação nacional que permita, num quadro político de legitimidade democrática renovada, superar o bloqueio e a desesperança que ameaçam o futuro colectivo".

 

"A defesa da Constituição e de um patriotismo constitucional assente sobre os princípios de justiça social e sobre os direitos fundamentais que ela consagra impõe-se-nos, nos dias difíceis que vivemos, como dever cívico e imperativo de consciência democrática. Falo de uma Constituição viva, aplicada como norma jurídica no dia-a-dia, actualizada e renovada na interpretação legítima dos tribunais e do Tribunal Constitucional, que em última análise a garante", acrescenta Jorge Sampaio.

Ver comentários
Saber mais Estado Social ex-Presidente da República Mário Soares Jorge Sampaio política constituição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio