Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mário Soares: "Senhor Presidente da República demita-se e não desgrace mais Portugal"

O ex-chefe de Estado Mário Soares defendeu hoje a demissão do Presidente da República e do Governo, dizendo que o devem fazer enquanto é tempo de "irem para suas casas pelo seu pé" e evitarem "uma onda de violência".

A carregar o vídeo ...
21 de Novembro de 2013 às 23:28
  • 144
  • ...

A afirmação do ex-Presidente da República, pedindo a demissão de Cavaco Silva e do executivo PSD/CDS-PP na abertura da conferência "Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social", levantou as plateias da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo aplaudida entusiasticamente.

 

Mário Soares fez duras acusações a Cavaco Silva, dizendo que "o senhor Presidente da República, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, não a está a respeitar, o que é inaceitável, só protegendo o seu próprio partido [o PSD] e o seu aliado de circunstância [o CDS-PP]". "Está longe de ser o Presidente de todos os portugueses, sendo odiado e vaiado pela grande maioria dos portugueses, que estão a viver terrivelmente. Por isso, tem medo de sair à rua e medo de falar", vincou.

 

De acordo com Mário Soares, "é preciso ter a consciência de que a violência está à porta" e "é isso que é necessário evitar". "Com um Governo completamente paralisado e sem rumo, que não dialoga com o povo, e um Presidente da República que só pensa em manter o seu partido, estamos todos dias a criar o desespero e a violência. É por isso que digo que o Presidente e o Governo devem demitir-se", declarou o fundador do PS, com a plateia a gritar "demissão, demissão".

 

Mário Soares disse que é tempo de se demitirem "enquanto ainda podem ir para as suas casas pelo seu pé, caso contrário serão os responsáveis pela onda de violência que aí virá e que necessariamente os atingirá". "Ninguém aceita hoje a austeridade, que está na origem de todos os males. A 'troika' é quem manda em Portugal. Que vergonha para um Estado que descobriu o mundo e que tem as suas fronteiras há mais de nove séculos", disse, recebendo nova prolongada ovação.

 

Neste contexto, Mário Soares reforçou o seu apelo a Cavaco Silva: "Senhor Presidente demita-se, uma vez que não cumpre a Constituição". "Por partidarismo, este Presidente não é capaz de demitir este Governo incompetente, que está a destruir todos os dias este país. Não desgrace mais Portugal senhor Presidente da República", acrescentou.  

Ver comentários
Saber mais ex-Presidente da República Cavaco Silva Mário Soares Portugal chefes de estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio