Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quem são os possíveis sucessores de Paulo Portas?

Ao fim de 16 anos à frente do CDS, Paulo Portas anunciou esta madrugada a sua saída. São vários os nomes de que se fala para suceder ao carismático líder.

Sara Matos
29 de Dezembro de 2015 às 15:00
  • 5
  • ...

Paulo Portas anunciou o que alguns já adivinhavam: a sua saída da liderança do CDS. Invocou essencialmente duas razões para isso: a necessidade de renovação, após 16 anos de liderança do partido (com dois anos de interregno); e o novo ciclo político que agora começa, que pode durar mais do que se pensa e que - a manter-se um cenário de acordo à esquerda -exige uma maioria absoluta da direita para que esta volte a governar.

Portas pediu ao partido calma: "não tenham medo, confiem, o CDS vai ser capaz". Porque, acredita, o partido "tem neste momento a melhor e mais preparada nova geração de políticos".

Quem são então os possíveis sucessores de Paulo Portas? São quatro e, além de serem fiéis apoiantes de Portas, têm estas três características em comum: menos de 50 anos, licenciados em Direito e vice-presidentes do partido. Curiosamente, nenhum dos três deputados foi escolhido para vice-presidente do grupo parlamentar dirigido por Nuno Magalhães.  



Nuno Melo
 


Idade:
49 anos

Formação: Direito

Cargos actuais: Eurodeputado e vice-presidente do CDS


É o mais velho e também o que é referido há mais tempo como possível sucessor de Paulo Portas, visto durante um longo período como número dois do actual líder. Carismático, ocupou as mais variadas posições no partido, destacando-se no Parlamento, onde foi líder da bancada centrista e vice-presidente da Assembleia da República. Foi um dos deputados que mais se destacou na comissão parlamentar de inquérito ao BPN. Porém, a sua ida para o Parlamento Europeu acabou por ditar alguma perda de protagonismo, não só pela distância física mas também por, ao contrário de outros colegas seus em Estrasburgo, não se ter destacado em nenhuma área. Ainda assim, continua a ser uma das principais vozes oficiais do partido sobre os mais variados temas. 


Pedro Mota Soares 


Idade:
41 anos

Formação: Direito

Cargos actuais: Deputado e vice-presidente do CDS


Homem de confiança de Portas, foi também líder parlamentar e é um dos dirigentes centristas mais conhecidos do "grande eleitorado" devido à sua exposição pública enquanto ministro da Segurança Social durante quatro anos e meio. Revelou grande habilidade política na forma como conseguiu evitar o desgaste político que se esperaria das medidas impopulares que aprovou durante o período de ajustamento – aumento da idade de reforma, suspensão das reformas antecipadas, cortes no valor do subsídio de desemprego e prestações sociais para os mais pobres. Foi líder parlamentar do CDS.



Assunção Cristas 


Idade:
 41 anos

Formação: Direito

Cargos actuais: Deputada e vice-presidente do CDS

Uma aposta de Paulo Portas, teve uma ascensão fulgurante assim que se estreou na Assembleia da República em 2009. Daí passou para super-ministra, tutelando áreas tão diversas como Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, ficando mais tarde responsável apenas pela Agricultura. Ao longo dos mais de quatro anos de governo, manteve-se quase sempre como a ministra mais popular do Governo. A sua boa imagem e a sua capacidade em dominar e exprimir-se bem em diversas áreas torna-a uma forte candidata. Os poucos anos de partido (tornou-se militante apenas em 2007) podem constituir uma desvantagem relevante e são uma fragilidade face ao aparelho partidário, onde qualquer um dos seus potenciais rivais tem um peso muito maior. 


João Almeida
 


Idade:
 39 anos

Formação: Direito

Cargos actuais: Deputado e vice-presidente do CDS

O sucessor de Paulo Portas como cabeça de lista por Aveiro nas últimas legislativas é o mais jovem dos possíveis sucessores de Paulo Portas. Ganhou protagonismo enquanto líder da Juventude Popular. Destacou-se enquanto deputado na primeira metade da última legislatura, desaparecendo do mapa mediático a partir do momento em que foi para o Governo como secretário de Estado da Administração Interna. 

Ver comentários
Saber mais Paulo Portas CDS-PP sucessão liderança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio