Notícia
Quarteto dos Estados árabes mantém desconfiança sobre Qatar
O quarteto árabe considera que o memorando de entendimento assinado pelos EUA e pelo Qatar esta terça-feira "não é suficiente" para garantir que este país vai lutar contra o financiamento do terrorismo.
Em comunicado conjunto emitido a partir da capital saudita, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos e Barém afirmaram: "Este passo não é suficiente e os quatro países vão vigiar de perto a seriedade das autoridades do Qatar na luta contra todas as formas de financiamento de terrorismo".
Acrescentaram que não confiam em qualquer compromisso adoptado por Doha "sem impor estritos mecanismos de controlo para verificar a sua seriedade" na hora de "regressar ao caminho natural e correcto".
O quarteto acusou as autoridades do Qatar de continuarem sem respeitar todos os seus compromissos a este respeito, desde os Acordos de Riade, de 2013 e 2014.
Hoje, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, e o seu homólogo do Qatar, Mohamed bin Abderrahman al Zani, assinaram em Doha um memorando de entendimento contra o financiamento do terrorismo, se bem que ambos tenham destacado que este não estava associado à actual crise diplomática com aqueles quatro Estados árabes, que acusam o Qatar de apoiar grupos radicais.