Notícia
Porta-voz do PS diz que Marcelo está tão implicado quanto Centeno
João Galamba defende que o Presidente da República está a tentar desresponsabilizar-se na polémica da Caixa.
"O Presidente da República está profundamente implicado nisto. O que ele tentou fazer, na segunda-feira, político hábil como é, foi tentar demarcar-se e desresponsabiliza-se de algo que é responsabilidade sua".
A declaração é de João Galamba, porta-voz do PS, e foi feita no programa do Canal Q e da TSF "Sem Moderação" e citada pela Rádio Renascença.
"Tudo aquilo de que é acusado Mário Centeno pode Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, 'ipsis verbis', ser acusado da mesma coisa", acrescentou Galamba.
Esta semana foram reveladas pela SIC e pelo Observador conteúdos de mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e o ex-presidente da Caixa. Nessas mensagens, Centeno terá dito a Domingues que estava a tentar que não ficasse na lei uma referência à dispensa da apresentação da declaração de património no Tribunal Constitucional. Numa outra mensagem, Centeno comunicaria a Domingues que o processo estava atrasado devido às conversas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República.
A alteração ao Estatuto do Gestor Público acabou por não ter nenhuma referência à dispensa da apresentação da declaração. O Correio da Manhã escreve esta quinta-feira que Marcelo cedeu a Costa. O DN escreve que Marcelo "mil vezes perguntou" a Costa se havia acordo para dispensar a administração da Caixa e "mil vezes o primeiro-ministro lhe respondeu que não".