Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Não passei a noite a ler o relatório" sobre a TAP, diz António Costa

O primeiro-ministro disse esta quarta-feira que ainda não leu o relatório preliminar da Comissão de Inquérito à TAP e recusou comentar as conclusões já retiradas. A merecer comentário e respetivas conclusões politicas estará apenas a versão final do documento.

José Coelho / Lusa
  • ...
O primeiro-ministro não comenta, para já, as conclusões do primeiro relatório da Comissão de Inquérito à TAP. "Quando estiver aprovado o relatório final, se houver alguma coisa para dizer assim o farei", respondeu António Costa, em resposta aos jornalistas esta quarta-feira.

"Eu percebo que a Lusa tenha passado a noite a ler o relatório, mas eu não passei a noite a ler o relatório, além de que este não é o momento de me pronunciar", entende o primeiro-ministro, que explicou que as primeiras ilações serão tiradas pela Assembleia da República e apenas depois irá comentar.

Questionado sobre as consequências políticas a retirar da CPI à TAP, António Costa realçou que o Governo está "tranquilo e descansado desde o princípio" e reiterou que apenas retirará "consequências políticas" quando for apresentada a versão final do documento. O primeiro-ministro preferiu antes focar-se na intervenção na companhia aérea, que afirmou ser necessária para assegurar a sobrevivência da empresa.

Na madrugada desta quinta-feira foi divulgado o relatório preliminar da comissão de inquérito à TAP, elaborado pela deputada socialista Ana Paula Bernardo, que concluiu não existir evidência de que o Ministério das Finanças tivesse conhecimento do processo de saída de Alexandra Reis, do qual só soube no momento da publicação do comunicado na CMVM.

A apreciação do relatório em plenário da Assembleia da República deverá acontecer a 19 de julho, na última reunião com votações desta sessão legislativa, e os partidos podem apresentar propostas de alteração em comissão até ao próximo dia 10.

Ao longo de três meses de trabalhos realizaram-se 46 audições presenciais, que duraram cerca de 170 horas, foram pedidos dez depoimentos por escrito e dezenas de documentos ao Governo, à TAP e a outras entidades.

Com Lusa
Ver comentários
Saber mais Comissão de Inquérito à TAP António Costa CPI Assembleia da República política governo (sistema) executivo (governo) parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio