Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Missões diplomáticas holandesas na Turquia encerradas por segurança

A embaixada e o consulado holandeses em Ancara foram encerradas pelas autoridades turcas por "razões de segurança", anunciaram fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Reuters
11 de Março de 2017 às 22:02
  • ...

"As entradas e saídas da embaixada e do consulado em Ancara foram encerradas por razões de segurança", indicaram fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia. De acordo com as mesmas fontes, as residências do embaixador e do chefe do consulado da Holanda na capital turca, foram também encerradas pelas mesmas razões.

 

A decisão das autoridades turcas surge na sequência do Governo holandês ter anunciado que iria recusar a entrada, na Holanda, do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, para um encontro, com a comunidade turca local, com o objectivo de conquistar apoios para um referendo sobre o aumento dos poderes do Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

 

A proibição enfureceu a Turquia, e Erdogan declarou que a decisão das autoridades holandesas contém "vestígios nazis".

 

Na mesma linha, as autoridades turcas avisaram a Holanda para que o embaixador holandês em Ancara, actualmente fora do país, em férias, não regresse "durante algum tempo" para retomar a sua actividade.

 

Ministra turca bloqueada

 

Além da recusa em deixar Cavusoglu entrar na Holana, a caravana automóvel onde seguia a ministra dos Assuntos Familiares turca foi bloqueada pela polícia holandesa quando se dirigia para o consulado da Turquia em Roterdão para participar no comício sobre o referendo convocado por Ancara.

 

Em imagens transmitidas nos 'media' holandeses, dezenas de polícias impediram a ministra Fatma Betül Sayan Kaya de se dirigir à rua de Roterdão onde está situado o consulado do seu país, após o presidente da câmara da cidade, Ahmed Aboutaleb, ter ordenado o bloqueio total a essa zona.

 

Em declarações à televisão privada turca, Haber Canli, a ministra turca referiu-se a uma "situação verdadeiramente incrível".

Ver comentários
Saber mais Ancara Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia Mevlut Cavusoglu Governo Fatma Betül Sayan Kaya Recep Tayyip Erdogan Holanda Turquia Haber Canli Ahmed Aboutaleb política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio