Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Erdogan: Interdição da visita do ministro turco à Holanda é atitude nazi

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse este sábado que a interdição da visita do ministro turco à Holanda é uma "reminiscência" do nazismo e ameaçou ripostar.

Erdogan ainda mais poderoso: Caminhava calmamente rumo há muito pretendida presidencialização do regime quando, em Julho, o presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, foi importunado por uma tentativa de golpe de Estado. Erdogan não estava em Ancara e, via Facetime, pediu aos turcos que ocupassem as ruas e salvassem o actual regime. As ruas apoiaram Erdogan, que saiu reforçado. Entretanto o AKP de Erdogan está em negociações avançadas com o Partido do Movimento Nacional (MHP) para alterar a Constituição, mudanças que o tornarão ainda mais poderoso.
.
11 de Março de 2017 às 13:48
  • 2
  • ...

A Holanda recusou este sábado autorizar a aterragem no país do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, que pretendia pedir em Roterdão o apoio dos turco-holandeses para dar mais poder ao presidente da Turquia.

 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já ameaçou ripostar, considerando que se trata de uma atitude nazi de Haia.

 

Entretanto,  a Turquia já convocou o encarregado de negócios holandês em Ancara para fazer um protesto formal contra esta decisão da Holanda.

 

Mevlut Cavusoglu ia participar num comício pró-Erdogan em Roterdão para obter o apoio dos emigrantes turcos e turco-holandeses que vivem na Holanda no sentido de votarem favoravelmente no referendo de Abril que visa conferir mais poder constitucional da Erdogan.

Com esta decisão de hoje, a Holanda juntou-se assim ao braço de ferro entre a Turquia e a Alemanha por causa da realização no seu território de comícios pró-Erdogan.

 

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, disse na quinta-feira que o seu país "de nenhuma maneira" facilitaria a visita do ministro Mevlut Cavusoglu. "Não vamos participar numa visita de um funcionário do Governo turco que quer conduzir uma campanha política para um referendo", disse Koenders.

Ver comentários
Saber mais Presidente da Turquia Erdogan Ancara Roterdão Turquia política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio