Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo de Sousa acusa maioria de "capturar" AR e pede audiência a Cavaco

O secretário-geral do PCP acusou esta quarta-feira o Governo e maioria de "capturar" a Assembleia da República (AR), forçando uma decisão em conferência de líderes, após o pedido de aclaração do último acórdão do Tribunal Constitucional (TC) pelo Executivo.

Ana Brígida/Negócios
04 de Junho de 2014 às 20:02
  • 26
  • ...

"Dando cobertura a esta estratégia, PSD e CDS, em confronto com a própria Presidente da AR, impuseram hoje a captura das competências do plenário da AR, forçando uma tomada de decisão na conferência de líderes, da qual o PCP imediatamente pediu o recurso", afirmou Jerónimo de Sousa, após uma reunião entre os líderes das bancadas que durou três horas e meia.

 

Em causa está o envio para o Palácio Ratton do pedido de aclaração do Governo sobre matérias referentes aos chumbos de artigos do Orçamento do Estado (OE) de 2014.

 

"O PCP chama a atenção para a dimensão e gravidade da evolução e degradação da situação política e institucional para a qual o Governo e partidos da maioria estão a arrastar o país, numa escalada sem precedentes contra a Constituição. As sucessivas declarações proferidas por membros do Governo e responsáveis dos partidos que o suportam, que insistem na tentativa de transferir para o TC as suas próprias responsabilidades, configuram um ataque ao regime democrático", disse.

 

Na carta enviada pelo primeiro-ministro a Assunção Esteves, Passos Coelho sublinha que "na análise do acórdão e dos seus fundamentos foi detectado um conjunto de questões de ambiguidade ou obscuridade para cujo esclarecimento é ainda e também competente o TC".

 

Na sexta-feira, o TC chumbou três normas do Orçamento do Estado para 2014, incluindo o corte dos salários dos funcionários públicos a partir dos 675 euros.

 

Para o deputado comunista, há uma clara tentativa de "instrumentalização da AR", "confronto sem precedentes" e "chantagem" do executivo de Passos Coelho sobre o TC.

 

"O PCP informa que já hoje solicitou ao Presidente da República uma audiência para expor a sua apreciação para expor a sua apreciação sobre a evolução e degradação da situação política e institucional e o grave quadro económico-social do país", adiantou ainda o  líder do PCP.

 

De acordo com Jerónimo de Sousa, ainda não houve resposta ao pedido por parte do Palácio de Belém.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo de Sousa PCP Presidente da AR Palácio Ratton Governo Orçamento do Estado Assunção Esteves Passos Coelho Presidente da República política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio