Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Correia de Campos falha eleição para presidente do Conselho Económico e Social

O antigo ministro socialista Correia de Campos falhou a eleição para o cargo de presidente do Conselho Económico Social, não obtendo os dois terços necessários por parte dos deputados.

Bruno Simão/Negócios
20 de Julho de 2016 às 17:36
  • 4
  • ...

O antigo ministro socialista Correia de Campos falhou esta quarta-feira, 20 de Julho, a eleição para o cargo de presidente do Conselho Económico Social (CES), obtendo apenas 105 votos favoráveis entre os 221 deputados presentes no Parlamento, quando era necessário dois terços de aprovações (147 votos).

A mesa da Assembleia da República anunciou que a eleição de Correia de Campos, nome anunciado na sexta-feira como resultado de um acordo entre o PSD e o PS para liderar o organismo da concertação social, registou 93 votos brancos e 23 nulos.

Na sequência deste resultado, a bancada do PS já anunciou que tomará ainda esta tarde uma posição sobre a falhada eleição Correia de Campos para o cargo de presidente do CES.

Após meses de impasse, na sexta-feira passada o PSD e PS chegaram a um acordo para que o socialista Correia de Campos sucedesse a Luís Filipe Pereira (também antigo ministro da Saúde, mas dos executivos de Durão Barroso, PSD/CDS) no cargo de presidente do CES.

 

Como contrapartida, o PS comprometeu-se a aceitar uma proposta do PSD quando se colocar a questão da substituição do provedor de Justiça em 2017.


Antes a agência Lusa tinha avançado, citando fonte parlamentar, que os cinco nomes acordados pelo PSD e PS para o Tribunal Constitucional alcançaram os dois terços de votos necessários, assim como os nomes propostos para o Conselho Superior de Magistratura e para a Entidade do Segredo de Estado.


(Notícia actualizada às 18:02 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Correia de Campos Conselho Económico e Social Tribunal Constitucional Conselho Superior de Magistratura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio