Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco Silva fecha ciclo ao receber condecoração de sucessor

O momento também vai marcar o dia de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. "Agora é que acabou mesmo", declarou Cavaco Silva no final dos cumprimentos pela condecoração.

Da Mesquita para a Ajuda. E para condecorar o seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva.
Miguel Baltazar
09 de Março de 2016 às 20:11
  • 5
  • ...
Foi a segunda vez que o primeiro presidente cessante recebeu o Grande-Colar da Ordem da Liberdade no dia da saída. Marcelo Rebelo de Sousa, o seu sucessor, quis marcar o momento, e fica, assim, também, registado no dia da tomada de posse.

No Palácio Nacional da Ajuda, Cavaco Silva recebeu, no dia em que saiu de Belém, a condecoração nacional. Tal como Cavaco Silva tinha feito com o seu antecessor na Presidência, Jorge Sampaio que recebeu, dia 9 de Março de 2006, o mais alto grau da Ordem. O dia em que Cavaco Silva assumiu o primeiro mandato como Presidente. Mas foi Jorge Sampaio quem pela primeira vez atribuiu, e no dia da saída, esta comenda ao Presidente cessante. Jorge Sampaio condecorou Mário Soares, em 1996, quando assumiu o seu primeiro mandato, na conclusão do segundo de Soares.

Só Ramalho Eanes, de acordo com o site da Presidência, teve de esperar para receber a comenda. O Grande-Colar da Ordem da Liberdade foi-lhe entregue a 18 de Dezembro de 2015.

Aos presidentes que terminem mandato está destinado o Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, mas Jorge Sampaio alargou as condecorações às mais altas figuras de Estado quando cessam mandato. O Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada foi entregue a Américo Thomaz em 1963. Ramalho Eanes recebeu-o em 1986, Mário Soares em 1991, Jorge Sampaio em 2006, e Cavaco Silva em 2011. 

No final da condecoração, e depois de muitos cumprimentos, Cavaco Silva teve poucas palavras: "Eu só posso agradecer a generosidade do novo Presidente da República. As condecorações aceitam-se, não se discutem. E até há quem diga que não se agradecem. Agora vou descansar. Obrigado", disse, citado pela Lusa, acrescentando aos jornalistas, segundo o Público: "agora é que acabou mesmo". Apelidou ainda o dia como "o fim de um ciclo".
Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Marcelo Rebelo de Sousa condecoração
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio