Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos César diz que este Governo vai cair para dar lugar a "Governo de maioria estável"

O presidente do PS garante que o Governo que tomou posse esta sexta-feira "será brevemente substituído por um Governo de maioria estável". César disse ainda que as negociações entre socialistas e a restante esquerda parlamentar "estão a caminhar bem".

Carlos César: Nasceu em Ponta Delgada em 1956. Desde cedo desenvolveu o seu percurso político ligado ao Partido Socialista (PS). Durante 16 anos foi presidente do Governo Regional dos Açores. Em 2014, a convite de António Costa, assumiu funções de presidente do PS.
Miguel Baltazar/Negócios
30 de Outubro de 2015 às 15:42
  • 58
  • ...

No entender do PS, o futuro próximo do Governo que hoje tomou posse é claro: "O Governo hoje empossado será brevemente substituído por um Governo de maioria e estável", vaticinou Carlos César, presidente do PS. Em reacção à tomada de posse do XX Governo Constitucional que decorreu na manhã desta sexta-feira, 30 de Outubro, no Palácio da Ajuda, Carlos César admitiu que os socialistas subscrevem "a ideia do Presidente da República no que concerne à necessidade do Governo que vier a ser constituído estar em sintonia com os compromissos europeus do nosso país".

Com o objectivo de afastar qualquer receio quanto a um vazio político e de alternativa no período subsequente à provável queda do Executivo hoje empossado, Carlos César garante que a "rejeição do programa do Governo está associada à existência de uma alternativa". Já em relação aos receios evidenciados por Cavaco Silva e Passos Coelho, primeiro-ministro, de que um Governo liderado pelo PS e apoiado pela esquerda parlamentar poderá colocar em perigo a participação de Portugal nas organizações internacionais de que faz parte, César esclarece que "em matéria de compromissos internacionais releva o que está no nosso programa".

 

O também líder parlamentar socialista acrescenta que o PS tem "a noção de que o nosso país sem estabilidade não tem governabilidade". E para os socialistas "este Governo tem um potencial de instabilidade e um vírus da sua incapacidade para formar um Governo estável". Independentemente do que venha a acontecer, Carlos César afiança que "o PS não deixa o país sem Governo".

"Se este Governo for derrubado, e tudo indica que sim, será substituído por uma alternativa estável e duradoura", insistiu.

Quanto à estabilidade que poderá proporcionar uma solução governativa protagonizada pelo PS e suportada por BE, PCP e Os Verdes, Carlos César limita-se a afirmar "em nome do PS, que esses esforços estão a caminhar bem". O antigo presidente do Governo Regional dos Açores aproveitou ainda para reiterar que estes partidos convergem "naquilo que temos de adicionar ao programa socialista".

 

As reuniões que vêm sendo mantidas entres estes partidos constituem "um trabalho de procura de convergência", acrescentou César que antecipa que o objectivo do programa que está a ser delineado se centra essencialmente na "recuperação de rendimentos das famílias". 

Ver comentários
Saber mais Carlos César PS Governo XX Governo Constitucional Presidente da República Cavaco Silva Passos Coelho BE PCP Os Verdes política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio