Notícia
Câmara dos deputados bloqueia denúncia contra Temer
O presidente do Brasil, Michel Temer, foi "salvo" de ser julgado por alegada corrupção passiva. Denúncia foi travada.
Michel Temer vai continuar como presidente do Brasil, já que a denúncia de que era alvo, por alegada corrupção, foi travada esta noite na Câmara dos Deputados. Por isso, não segue para o Supremo Tribunal Federal.
Se fosse decidido que Temer deveria ser julgado pelo Supremo Tribunal, no âmbito das acusações de corrupção passiva de que era alvo, isso levaria à perda do seu mandato por um prazo máximo de 180 dias.
A votação começou às 18:20 em Brasília (22:20 de Lisboa) e previa-se que se prolongasse por grande parte da noite, já que os 513 deputados teriam direito à palavra. Mas rapidamente foram reunidos votos suficientes para travar a denúncia.
A primeira sessão na câmara baixa do parlamento decorreu das 09:00 às 13:00 locais, tendo sido alcançado o quórum mínimo de 342 deputados (dois terços da câmara) para avançar para a votação.
Durante esta votação, bastava 172 deputados para o processo ser arquivado – número que foi conseguido em duas horas (ainda dia 2 de Agosto em Brasília).
Michel Temer viu-se ameaçado por um processo de corrupção depois de em Maio passado ter sido divulgado que o presidente tinha sido gravado a dar autorização ao pagamento de um suborno para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, antigo líder da Câmara dos Deputados que se encontra preso na sequência da Operação Lava-Jato.
E o processo foi mesmo para a frente. A denúncia, recorde-se, foi formamente apresentada no final de Junho pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.
Temer foi o primeiro presidente brasileiro no exercício do mandato a ser denunciado por um crime comum, conforme recorda a edição brasileira do jornal El País.
Michel Temer era vice-presidente no mandato de Dilma Rousseff como chefe de Estado, tendo assumido o poder em Agosto do ano passado quando a presidente foi deposta pelo Congresso.
(notícia actualizada à 01:19 de quinta-feira, 3 de Agosto)