Notícia
Milhares de manifestantes contra Temer e as suas reformas ocupam Brasília
O movimento "Ocupa Brasília" está ao rubro. Ao final da tarde, a comunicação social brasileira apontava para cerca de 35.000 manifestantes na Esplanada dos Ministérios.
A marcha "Ocupa Brasília", que foi convocada pelas centrais sindicais brasileiras para esta quarta-feira, 24 de Maio, está a ganhar força. A imprensa fala já em 35.000 pessoas ao longo da Esplanada dos Ministérios, mas o número de manifestantes continua a crescer e a organização estima a participação em 100.000 pessoas.
Vários Ministérios foram alvo da fúria dos manifestantes, havendo a registar, por exemplo, a deflagração de um incêndio no Ministério da Agricultura, e outros actos de vandalismo – com o lançamento de pedras – noutros Ministérios, como o do Planeamento, Cultura e Transportes.
Os participantes nesta marcha contestam o governo do presidente Michel Temer e as suas reformas e a marcha estende-se até à Alameda das Bandeiras, que fica em frente ao Congresso brasileiro.
As manifestações contra Temer têm-se sucedido diariamente desde que surgiram provas - no âmbito da investigação Operação Lava Jato - de que terá incentivado os donos da empresa brasileira JBS a manterem o alegado pagamento de subornos a Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados.