Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa: A troika em Portugal agora chama-se Portas, Passos e Cavaco

O secretário-geral do PS rejeitou hoje as críticas do Governo sobre eventuais consequências ruinosas se o cenário macroeconómico socialista for aplicado, contrapondo que a troika em Portugal é Cavaco Silva, Passos Coelho e Paulo Portas.

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Abril de 2015 às 14:17
  • 42
  • ...

António Costa falava no final da reunião da bancada socialista, na Assembleia da República, depois de confrontado com a advertência do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, de que a aplicação do cenário macroeconómico do PS poderá fazer regressar a troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) a Portugal.

 

"O caminho de continuar com a troika é continuar com este Governo. Não sei se se lembram, o doutor Paulo Portas até teve um contador de tempo até a troika sair, mas ainda ninguém deu pela saída da troika. A 'troika agora chama-se Portas, Passos Coelho e Cavaco Silva", declarou o líder socialista.

 

De acordo com António Costa, para Portugal se libertar em definitivo da 'troika', é preciso "mudar de Governo e romper-se com a austeridade".

 

"O PS propõe romper com a austeridade sem romper com o euro. Há alternativas no quadro desta Europa", disse.

Ainda sobre as críticas que membros do executivo fizeram na quarta-feira ao PS a propósito do seu cenário macroeconómico, António Costa considerou que o Governo e a maioria PSD/CDS "já desistiram de defender as suas propostas".

 

"De facto, Governo e maioria PSD/CDS têm pouco para defender, já que aprovaram o Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas que só dizem três coisas: Um novo corte nas pensões já formadas (e desta vez um corte definitivo); manutenção da sobretaxa de IRS até ao final da próxima legislatura; e manter até ao final da próxima legislatura o corte nos salários dos trabalhadores do sector público", disse.

 

Para o secretário-geral do PS, o actual Governo "já nada tem a propor de novo e já nem sequer se defende".

"Portanto, o Governo já começou a transitar para a oposição, centrando o debate não nas suas propostas, mas no ataque às propostas do PS", declarou. 

 

Ver comentários
Saber mais António Costa Assembleia da República Paulo Portas Banco Central Europeu Passos Coelho Cavaco Silva troika
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio