Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reserva Federal dos EUA espera aumentar taxa de juro ainda este ano

July 10 -- Federal Reserve Chair Janet Yellen comments on the state of the U.S. economy during a speech in Cleveland.

A carregar o vídeo ...
Yellen: Pace of U.S. Economic Growth Will Pick Up
10 de Julho de 2015 às 20:46
  • ...

 

A presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Janet Yellen, afirmou hoje que espera uma subida da taxa de juro até ao final do ano, considerando a melhoria na economia dos Estados Unidos.

 

"Espero que seja apropriado em algum momento deste ano dar o primeiro passo para aumentar a taxa de juro e assim começar a normalizar a política monetária", declarou Yellen num discurso proferido no City Club of Cleveland, nos Estados Unidos.

 

As taxas de juro nos Estados Unidos encontram-se entre os 0% e os 0,25% desde o final de 2008, e esta seria a primeira subida desde 2006.

 

No entender da presidente da Fed, "muitos dos factores subjacentes à actividade económica são sólidos e devem conduzir a uma retoma do ritmo de crescimento nos próximos anos".

 

Yellen salientou, na sua intervenção, que espera que o emprego "continue a sua expansão e que a taxa de desemprego continue a sua descida progressiva".

 

Depois de um recuo no primeiro trimestre, no qual a economia norte-americana contraiu a uma taxa anual de 0,2%, espera-se que os Estados Unidos recuperem a senda de crescimento previsto, culminando o ano com uma expansão da economia a um ritmo em torno dos 2,5%.

 

A taxa de desemprego nos Estados Unidos fixou-se nos 5,3% em Junho último, a mais baixa desde a crise financeira de 2008.

 

Na última revisão à economia norte-americana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou em Junho à Fed que aguardasse até 2016 para iniciar o ajustamento monetário, o que gerou dúvidas sobre o aumento das taxas de juro nos Estados Unidos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio