Notícia
Draghi troca Sintra por Bruxelas
O presidente do BCE vai participar no Conselho Europeu na quarta-feira, uma vez que o painel onde iria participar em Sintra foi cancelado.
O Brexit continua a afectar o Fórum do BCE, que se realiza esta semana em Sintra. Primeiro foi o governador do Banco de Inglaterra a cancelar a presença no painel agendado para quarta-feira. Depois também Janet Yellen, presidente da Fed, anunciou que não iria marcar presença no evento que decorre na vila portuguesa.
Agora foi o Banco Central Europeu a anunciar que nem o presidente do BCE marcará presença no painel que estava marcado para quarta-feira, que acabou por ser cancelado.
Assim, Mario Draghi (que hoje está em Sintra no arranque do encontro) vai estar no dia 29 de Junho presente no Conselho Europeu - que decorre amanhã e quarta-feira em Bruxelas. Na agenda dos líderes europeus estará a resposta ao resultado do referendo no Reino Unido.
Os líderes dos maiores bancos centrais do mundo tinham encontro marcado para uma conferência na quarta-feira, 29 de Junho, no âmbito do Fórum do BCE. Seriam acompanhados por Alexandre Tombini, do Banco Central do Brasil, compondo o mais aguardado painel de todo o evento, que decorrerá em Sintra.
A edição de 2016 do Fórum do BCE será centrada no tema "O Futuro da Arquitectura Monetária e Financeira Internacional". Presença marcada têm também nomes de relevo como Maurice Obstfeld, director de investigação do FMI, e Hyun Song Shin, director de investigação do Departamento Económico e Monetária do BIS, além de Anne Krueger, ex-economista-chefe do Banco Mundial e actual professora da John Hopkins.
(notícia actualizada às 18:50 com mais informação)