Notícia
Yanukovich propõe um referendo para todas as regiões da Ucrânia
O Presidente ucraniano destituído a 22 de Fevereiro deste ano defende a realização de um referendo em todas as regiões da Ucrânia para definir a posição de cada uma dentro do país. Yanukovich ainda não aceita o seu afastamento do poder, que considera "inconstitucional".
Viktor Yanukovich, reclama uma consulta popular em todas as regiões do país para assim decidirem os seus "status definitivo dentro da Ucrânia" e pede aos ucranianos que não se deixem manipular pelos “impostores” que estão agora no poder em Kiev, noticia a Europapress.
"Como presidente que tem a sua alma e pensamentos no seu povo, peço a todos os cidadãos sensíveis da Ucrânia: não vou rebaixeis perante os impostores. Peçam um referendo sobre o estado de cada região dentro da Ucrânia", afirmou Yanukovich num comunicado difundido pela agência russa Itar-Tass, citada pela Europapress.
Yanukovich defendeu que as alterações levadas a cabo pelas novas autoridades do Governo são “inconstitucionais” e alertou ainda que as eleições presidenciais, convocadas pelas autoridades provisórias, para 25 de Maio não vão resolver a actual crise do país.
Este apelo surge uma semana depois da região ucraniana da Crimeia ter assinado com o Governo russo a anexação da península à Rússia, depois de um referendo ditar a vontade de incorporação ao país vizinho por mais de 95% da população.