Notícia
Mnuchin: Acordo comercial entre EUA e China está 90% concluído
A três dias da reunião entre Donald Trump e Xi Jinping, o secretário do Tesouro americano diz que 90% do acordo comercial está feito e tem esperanças que seja possível concluí-lo no final do ano, ainda que seja preciso um esforço adicional e direcionado.
Steven Mnuchin, secretário do Tesouro americano, revelou numa entrevista à CNBC que o acordo comercial entre os EUA e a China está quase concluído. "Estamos a cerca de 90% do caminho e penso que estamos na senda de completar isto", afirmou Steven Mnuchin à CNBC esta quarta-feira, 26 de junho.
As declarações surgem três dias antes do encontro agendado entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Os responsáveis vão encontrar-se na reunião do G20 este sábado, tendo sido criadas expectativas sobre o desfecho deste encontro.
"A mensagem que queremos ouvir é que eles querem regressar à mesa das negociações porque acho que será benéfico para a economia deles e para a dos EUA termos um comércio equilibrado e continuarmos a construir esta relação", afirmou Mnuchin.
"Estou esperançado que podemos avançar com um plano… o presidente Trump e o presidente Xi têm uma relação de trabalho muito próxima. Tivemos uma reunião muito produtiva no último G20", acrescentou.
O secretário do Tesouro deseja que um acordo entre os dois países seja firmado no final do ano, mas diz que "é preciso fazer os esforços certos."