Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Canadá prepara medidas para proteger produtores de aço e alumínio

O Governo liderado por Justin Trudeau está a preparar medidas para proteger os produtores nacionais do aço mais barato vindo de outros países, como resultado das tarifas dos EUA.

No primeiro dia do Forum, a 23, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, falará sobre o seu país. A 25 de Janeiro a sua intervenção acontece no painel sobre educação.
27 de Junho de 2018 às 09:44
  • 1
  • ...
Ao aplicarem tarifas às importações de aço e alumínio, os EUA vão afastar os exportadores mundiais dessas matérias-primas do mercado norte-americano. Se mantiverem a produção, esses países vão virar-se para outros mercados, o que poderá pressionar os preços. O Canadá quer proteger os seus produtores de aço e, por isso, vai impor quotas e tarifas que impeçam uma excessiva desestabilização do mercado interno, avança a Bloomberg

Neste momento, esta proposta ainda está em preparação, não sendo uma decisão final. A ideia é implementar um sistema de quotas e tarifas que impeça países como a China, a Coreia do Sul, o Brasil ou a Turquia de desviar o aço que ia para os EUA para o Canadá, pressionando os preços e prejudicando os produtores locais. Ou seja, além de serem atingidas pelas tarifas, estas empresas teriam também uma concorrência mais forte.

Um sistema semelhante estará também a ser equacionado para a União Europeia.

Para o Canadá, este problema é mais expressivo. Isto porque os Estados Unidos representaram 55% das importações de aço do Canadá em 2017, sendo que o resto veio de países como a China, a Coreia do Sul, o Brasil ou a Turquia. As tarifas dos EUA abrem a porta a que estes países exportem mais para o Canadá e baixem os preços, o que afectará a indústria local. A antecipação desse problema tem levado as associações de produtores a pressionar o Governo para tomar medidas de salvaguarda. 

Neste momento, a retaliação europeia a Trump já está no terreno. A resposta do Canadá chegará no domingo, dia 1 de Julho. Em ambos os casos isto inclui tarifas aduaneiras sobre o aço e o alumínio, mas não só. Produtos como o whisky Jack Daniels ou manteiga de amendoim, arroz e calças de ganga também foram afectados. 
Ver comentários
Saber mais Canadá guerra comercial aço alumínio proteccionismo tarifas quotas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio