Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump responde a Merkel: "Isto vai mudar"

O presidente norte-americano queixou-se esta manhã do défice comercial na relação com a Alemanha e voltou a insistir no subfinanciamento da NATO. É "muito mau para os Estados Unidos," argumentou.

30 de Maio de 2017 às 12:32
  • ...
O presidente norte-americano reagiu esta terça-feira, 30 de Maio, às palavras de domingo da chanceler alemã, quando Angela Merkel sugeriu que, com o Brexit e a nova administração Trump, era chegada a altura de a Europa lutar "pelo seu próprio destino" e não "depender completamente" dos aliados britânico e norte-americano.

"Temos um défice comercial GIGANTE com a Alemanha, além de que eles pagam MUITO MENOS do que deviam na NATO & defesa. Muito mau para os Estados Unidos. Isto vai mudar," prometeu Donald Trump numa mensagem colocada no Twitter esta manhã, sem concretizar as consequências deste aviso.
"O tempo em que podíamos depender completamente dos outros já passou. Tive essa experiência nos últimos dias", tinha afirmado este domingo Angela Merkel, numa acção de campanha em Munique, horas depois de terminado o encontro do G7 e a cimeira da NATO que marcou a estreia de Donald Trump nestas reuniões internacionais. 

Ontem, Merkel não recuou nas reservas que diz ter quanto ao empenho dos EUA nos compromissos internacionais com a Europa, mas afirmou-se uma "transatlantista convicta". E já hoje, minutos antes do "tweet" de Trump, a chanceler tinha-se referido, após um encontro com o primeiro-ministro indiano, que a relação da Europa com a Índia "é de grande importância e de forma nenhuma dirigida contra outras relações e certamente não contra os laços trans-atlênticos, que têm sido muito importantes para nós e assim permanecerão no futuro." 

As palavras de Trump repetem as deixadas na reunião magna da Aliança Atlântica, durante a qual o presidente norte-americano insistiu na tónica do financiamento desequilibrado entre os membros da Nato, reclamando que os restantes países paguem o que devem e gastem mais em defesa.

Também a cimeira do G7 ficou marcada por reparos do inquilino da Casa Branca à Alemanha, que considerou perante o presidente do conselho europeu Donald Tusk e o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que os alemães são "maus, muito maus".

"Vejam os milhares de automóveis que vendem nos Estados Unidos. Vamos pará-los", terá dito Trump, segundo o "Der Spiegel", em novas críticas do presidente contra a indústria automóvel alemã.

Já o adversário da chanceler alemã nas eleições federais de Setembro próximo, Martin Schulz, apelidou esta terça-feira Trump de ser o "destruidor de todos os valores ocidentais", acrescentando que alguém tem de se opôr a "um homem com esta ideologia de rearmamento.

(Notícia actualizada às 15:03 com mais informação; substituída referência ao presidente indiano por primeiro-ministro indiano)
Ver comentários
Saber mais Donald Trump Angela Merkel Alemanha EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio